Jornal Travessia – edição de abril/2020

24/04/2020 - 9:42

A edição online da 36ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz novidades sobre o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que já tem novo cronograma definido. O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de novembro deste ano, em Belo Horizonte. Os prazos para inscrições e submissão de trabalhos também foram prorrogados. Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 01 de agosto, e as inscrições online se encerram no dia 16 de novembro.

O boletim também destaca que os municípios de Floresta e Tacaratu (PE), e de Rodelas e Glória na Bahia, na região do Submédio São Francisco, receberam visitas iniciais para elaboração do Planos Municipais de Saneamento Básico.
Todas as atenções do mundo estão voltadas para a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) e um cuidado de higiene é fundamental para evitar pegar a doença e propagar o vírus: lavar corretamente as mãos com água e sabão. No entanto, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não tem lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em suas residências.

Outro importante ponto do Travessia é a reportagem sobre a Associação Aroeira que está implementando projetos que capacitam e qualificam mulheres para o aproveitamento racional da rica biodiversidade encontrada na região da foz do Velho Chico. O objetivo é a geração de renda e preservação do meio ambiente.

Os dois dedos de prosa da edição é com Ivan Sérgio Carneiro. Engenheiro civil, Ivan é gerente de Planejamento Energético da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em entrevista, ele fala sobre a situação dos reservatórios da Cemig para enfrentar o período de seca e descarta risco de falta de água na região da Bacia do São Francisco por conta da pandemia de coronavírus.


Confira a edição de março do Travessia na versão digital:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social