Jornal Travessia – edição de maio/2020

25/05/2020 - 14:40

A edição online da 37ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz as novidades da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que está em sua sétima edição e tem como objetivo exaltar a vida e a saúde do rio São Francisco e de seu povo. Seguindo as recomendações das autoridades de saúde e, notadamente, da Organização Mundial da Saúde, a campanha deste ano tem como principal diferença a não aglomeração de pessoas, focando em mídia para a sua disseminação. Por meio de podcasts, spots para rádio, VTs para veiculação em televisão e na web, além das redes sociais, vamos nos comunicar com o nosso público, cumprindo, assim, nossa missão primordial: a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O boletim também destaca o desmatamento na Amazônia que registrou, no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 51,45% no número de alertas de desmatamento, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com a pandemia de coronavírus, a fiscalização tem sido menor, o que facilita a ação de madeireiras ilegais e a realização de queimadas.

O Travessia também aborda o avanço do Coronavírus sobre os povos tradicionais. No Brasil, o COVID-19 tem causado preocupação especial aos indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, dentre outros, uma vez que eles sofrem os efeitos de uma história de mais de 500 anos de violências atrozes e de negação dos seus direitos fundamentais à terra e à diferença.

Há também as novidades sobre o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que tem a data prevista para acontecer entre os dias 22 e 25 de novembro deste ano, em Belo Horizonte. Outro assunto importante, é a volta da água na Lagoa de Itaparica depois de anos de seca.

Os dois dedos de prosa da edição é com o hidrólogo Leonardo Mitre que elaborou um estudo de avaliação da operação de reservatórios de água durante o período da crise hídrica e que propôs um Pacto das Águas para a bacia do SF.


Confira a edição de maio do Travessia na versão digital:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social