Jornal Travessia – edição de junho/2019

10/06/2019 - 17:23

A edição online da 26ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A edição traz como destaque o Seminário Segurança de Barragens da Bacia do Rio São Francisco, que foi realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMDAS) da Câmara dos Deputados. O evento teve o objetivo de fazer um levantamento dos potenciais danos e riscos de barragens de rejeitos na calha do Rio São Francisco.

As XXXVI Plenária Ordinária e XXI Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco também foi outro assunto do informativo. O encontro tratou de temas como barragens na bacia hidrográfica do Velho Chico, oficina de planejamento, assinatura de acordos de cooperação, informes da diretoria, homologação do novo coordenador da CCR Alto São Francisco. Foram realizadas apresentações sobre o status dos projetos contratados com recursos da cobrança, o projeto de saneamento de Lagoa da Prata, o relatório de conjuntura 2018, os aplicativos de monitoramento de chuva e vazão pela Agência Nacional das Águas (ANA) e de consumo de água pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF) e a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” pela Tanto Expresso.

O informativo também traz informações de audiência pública que aconteceu em Pernambuco para tratar sobre os impactos do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, no Rio São Francisco.

Os Dois dedos de prosa da edição foi com João Carlos Oliveira da Silva, secretário Estadual de Meio Ambiente da Bahia e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Confira a versão online da 26ª edição do jornal Travessia: