Iniciado levantamento de ações para revitalização da Bacia do Alto Ipanema, em Pesqueira

11/09/2019 - 9:14

A Bacia do Alto Ipanema, no município de Pesqueira (PE), será beneficiada com a elaboração de um projeto de revitalização e hidrologia social. O projeto será executado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com recursos da cobrança pelo uso da água. Na segunda-feira (09/10) a empresa Saneamb, responsável pela elaboração do Termo de Referência apresentou o plano de trabalho e iniciou as visitas às nascentes da bacia. Entre as atividades, estão previstas a recuperação, revegetação e proteção das nascentes, recuperação da mata ciliar, controle da erosão e a réplica de práticas conservacionistas.


A apresentação foi feita para representantes do poder público local e da sociedade civil de Pesqueira e contou com a presença da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ana Virgínia Marinho e do professor Abelardo Montenegro, que monitora a bacia há mais de 20 anos. “É um trabalho que tem a importância ambiental de recursos hídricos, social e de empoderamento de usuários de água e que tem como principal objetivo revitalizar as principais nascentes de um afluente e importância do São Francisco”, comenta Abelardo.

“Historicamente a região produzia tomate e goiaba em grande escala, entretanto, a capacidade produtiva vem decrescendo substancialmente”, acrescenta. Ele espera que a bacia recupere sua capacidade de produzir água e melhorar a qualidade da água produzida. “O projeto representa uma oportunidade significativa para captação de recursos complementares que permitam ampliar as ações de caráter demonstrativo”, concluiu Abelardo.

Após a apresentação a equipe da Saneamb, acompanhada pela equipe da UFRPE e de moradores locais, visitou algumas nascentes e comunidades nas Serras da Cruz e do Mimoso. Na primeira, foram observados terrenos que contam com nascentes que precisam ser protegidas. Na segunda, as margens do Ipanema que precisam ser revitalizadas.


Veja as fotos do evento:


Morador da região da Serra da Cruz, o professor Romero Santos destaca a necessidade de melhorar a qualidade da água para evitar problemas de saúde. “Eu espero que a nossa comunidade possa ter acesso a água de qualidade. A gente tem algumas nascentes que permanecem, mas que precisam ser revitalizadas, para que a água permaneça para as futuras gerações. E tendo água de qualidade, evitaremos muitos problemas de saúde”.

Outra preocupação de Romero é com a educação ambiental. “Com esse trabalho vamos conscientizar os jovens para que eles possam preservar a natureza para as gerações vindouras”, conclui.

Após a elaboração do termo de referência, a Saneamb retornará a Pesqueira para apresentar o documento que deverá ser avaliado pela UFRPE, proponente do projeto, que poderá sugerir adequações ou aperfeiçoamentos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Geraldo Lélis
*Fotos: Geraldo Lélis