O Grupo de Trabalho (GT) Saneamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou um encontro presencial em Salvador, com o objetivo de fortalecer os laços entre os membros do colegiado e discutir os encaminhamentos das ações em andamento.
Na capital baiana, nesta quarta-feira (08), estiveram presentes Eduardo Lucena Cavalcante, professor da UFAL e coordenador do GT; João Carlos Almeida Lima, representante da Embasa; Claudio Júlio Filho, do DESO; João Pedro da Silva Neto, da UNIVASF; André Amaral Horta, da ABES MG; Johann Gnadlinger, do IRPAA, e os representantes da APV, Thiago Batista Campos, Priscila Ikeda e Jaqueline Fonseca.
A pauta da reunião foi conduzida pelo coordenador, Prof. Eduardo Lucena, que revisitou as deliberações da reunião realizada no mês de janeiro e iniciou os trabalhos da tarde abordando o cronograma das visitas de acompanhamento das comunidades contempladas no Programa de Saneamento Rural da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Até o mês de novembro, membros do GT se deslocarão aos municípios beneficiados e a agenda de visitas será definida de acordo com a disponibilidade dos componentes do grupo.
Na sequência, o gerente de projetos da APV, Thiago Campos, compartilhou com o grupo informes sobre o rompimento de uma flange (peça de ligação entre tubos) de um dos reservatórios de água do Sistema de Abastecimento de Água de Piaçabuçu (AL), incidente ocorrido no dia 25 de março. Thiago detalhou a atuação da APV, que agiu prontamente para prestar assistência à família atingida, acionar os órgãos competentes e as empresas envolvidas para investigação e resolução da questão. Os reparos na estação foram feitos e a família conseguiu entrar em acordo com as empresas responsáveis, para ter reparação dos danos sofridos.
Durante o encontro, o GT também recebeu a participação de membros da DAUSSEN & BARROS Consultoria, que fizeram uma apresentação técnica do Projeto Executivo do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do distrito Curralinho, São Gabriel (BA). Após a explanação, os membros do GT farão análises mais detalhadas do projeto, para emitir um parecer sobre a proposta.
Um novo encontro do GT Saneamento está sendo planejado para o mês de dezembro, em uma Plenária com expectativa de acontecer na cidade de Petrolina-PE. A proposta é que a ocasião também oportunize que os membros do GT conheçam os trabalhos, as tecnologias e soluções implementadas pelo IRPAA, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, especialmente o Sistema de tratamento de esgoto para uso agrícola.
O GT Saneamento tem como finalidade acompanhar a implementação de investimentos no âmbito do saneamento básico previstos no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e em conformidade com o Plano de Aplicação Plurianual 2021-2025 (PAP 2021-2025). Também é função do GT articular com os Ministérios Públicos a fiscalização da implementação dos PMSB financiados pelo CBHSF.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Thirza Santos
*Fotos: Thirza Santos