GAT recebe informações sobre o Plano de Bacia

05/04/2016 - 11:19

O trabalho de atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio São Francisco foi o tema principal da reunião do Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT), que integra a estrutura de funcionamento do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. No encontro, realizado durante todo o dia no hotel Atlantic Suítes, em Maceió (AL), nesta segunda-feira (4 de abril), o consultor Pedro Bettencourt, da empresa Nemus, apresentou relatório dos estudos produzidos até agora.
Bettencourt apresentou o documento intitulado Arranjo Institucional para a Gestão de Recursos Hídricos na Bacia e Diretrizes e Critérios para Aplicação dos Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia. Nos 120 slides apresentados aos membros do GAT, foram expostas e discutidas questões como disponibilidade hídrica, controle de outorgas e garantia dos usos múltiplos da água, entre vários outros. A coordenadora do GAT, Regina Célia Greco Santos, avaliou o encontro como “muito positivo”.
De acordo com a coordenadora, a etapa atual representa a construção conjunta do documento. “Estamos ajustando juntos o relatório que a Nemus nos trouxe, com as várias contribuições que foram apresentadas e que irão se somar às demais informações técnicas, levando ao documento final’, explicou. “Isso indica a construção do relatório em comum acordo”, completou ela.
Participaram da reunião representantes dos estados de Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Bahia, além da Agência Nacional de Águas (ANA). Para Alberto Simon, assessor técnico da agência delegatária do CBHSF, o nível de representação confirma o interesse na construção de um instrumento consistente para a gestão dos recursos hídricos do São Francisco na próxima década. A reunião do GAT prossegue nesta terça-feira, 5 de abril.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF