Localizada bem na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas e às margens do Rio São Francisco, está a cidade de Gararu (SE). Um município pequeno, com pouco mais de 11.500 habitantes, calmo e com gararuenses acolhedores. Tem como padroeiro Bom Jesus dos Aflitos e possui como principal atividade econômica a agropecuária (leite) e a pesca. Antes de se chamar Gararu, era conhecida por Curral de Pedras, assim denominada devido à presença de grande quantidade de currais com paredes feitas de pedras.
Gararu será um dos municípios que sediará, no dia 03 de junho, atividades presenciais em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Além de Gararu, em Sergipe, Pirapora (MG), Ibotirama (BA) e Glória (BA) também receberão as atividades comemorativas. Na ocasião, terão a oportunidade de apresentar mais de sua cultura, gastronomia, economia e do seu povo ribeirinho. A campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico tem como mote O VELHO CHICO SÃO MUITOS e coloca em debate assuntos importantes como o PL n° 4.546 e as mudanças climáticas. Ressalta-se que o rio São Francisco já recebe muitas demandas, sofre degradações e não suporta o grande número de intervenções. É preciso garantir que o Velho Chico continue atendendo a todos que fazem uso e tirem seu sustento dele. Por isso, anualmente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco comemora o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, como forma de trazer a reflexão sobre sua preservação.
De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, essa data é muito especial, pois traz à tona temas relativos à proteção do Velho Chico, como também toda degradação que ele vem sofrendo. “A campanha é extremamente necessária e urgente. Em uma época de mudanças climáticas é preciso aprofundar, intensificar e organizar melhor a gestão de recursos hídricos. Debates sobre a gestão das águas, seus usos múltiplos e o Pacto das Águas são imprescindíveis, pois a população não deixa de crescer, as atividades econômicas se multiplicam e o clima torna essa região mais problemática. Precisamos mudar nossa cultura ou iremos observar a intensificação dos conflitos”, explicou.
Sobre Gararu
É importante ressaltar que essa cidade às margens do Velho Chico tem em sua principal praça um monumento que homenageia o personagem Gararu Sergipe, representante da história e da cultura local. Ele é lembrado como um bravo guerreiro que defende a região.
Em se tratando do meio ambiente, o município de Gararu se destaca como área prioritária para conservação e uso sustentável desde quando o Corredor Ecológico da Caatinga foi criado, em 2006. Um dos pontos da cidade que os gararuensses mais gostam é o Alto da Serra da Melancia, que possibilita a visão de um pôr do sol único, rodeado de natureza e com uma bela vista para as cidades próximas. É o local ideal para meditação e fotos.
Para o professor Elísio Neto, membro da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, que está à frente da organização do evento em Gararu (SE), é muito gratificante que o município tenha sido contemplado para a realização do evento alusivo à campanha Vire Carranca. Antes participávamos do evento de forma tímida, mas dessa vez estaremos de forma ativa, recebendo as pessoas. Mostraremos um pouco da nossa realidade, do nosso amor pelo Velho Chico. Para Gararu esse dia será histórico e irá reacender esse sentimento de pertencimento e amor ao rio São Francisco que tanto nos alimenta, nos brinda com lazer, com sua paisagem e calmaria. Para nós, gararuenses e beradeiros, estarmos presentes nesse evento e realizá-lo movimentará a economia do município e reavivará a cultura e amor pelo Velho Chico”.
Membros do CBHSF comemoram escolha de Gararu para sediar eventos
Confira a programação:
03/06 – Local: Complexo da Orla de Gararu
8h30 às 9h20 – Abertura do Museu Velho Chico
9h30 às 10h20 – Câmara Municipal – Entrega do título Cidadão Gararuensse ao Anivaldo Miranda – Coor. CCR Baixo SF do CBHSF
10h30 às 11h20 – Limpeza simbólica das margens do Velho Chico (alunos das escolas públicas e privadas de Gararu)
11h30 – Abertura das tendas no Complexo da Orla
11h30 às 12h20 – Tótens de Educação Ambiental e Interativos. Recepção dos alunos pelos monitores.
11h30 às 13h – Ônibus do Saneamento Educação Ambiental da DESO
11h30 às 13h – Tenda de tradições locais – Trio Pé de Serra e comidas típicas
12h30 às 13h – Peça Teatral – Coletivo Gararu das Artes
Intervalo
14h às 17h – Tenda Tradições locais | Ônibus da Adeso | Tótens | Visita ao Museu
04/06 – Local: Traipu/Gararu
8h às 11h – Corrida da Canoa – Traipu/Gararu e peixamento do Rio São Francisco – Saída de Traipu
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira