Fórum de Comitês de Bacia se reúne em Salvador

15/12/2015 - 18:10

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou nesta terça-feira (15/12), em Salvador, da reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Entre as pautas, a construção da próxima edição do Encontro de Comitês de Bacia (Encob), que acontecerá na capital baiana em julho de 2016. Nesta quarta-feira (16/12), às 9h, haverá o lançamento oficial da oitava edição do encontro, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Durante a reunião, o colegiado do Fórum aprovou a escolha da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) para atuar na captação de recursos para patrocínio do Encob 2016.
Eleito para integrar a Coordenação Colegiada do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Anivaldo Miranda cobrou maior inserção do colegiado nos debates nacionais. “O papel do Fórum é político-institucional. Nós somos os porta-vozes das angústias e demandas dos comitês de bacias de todo o país”, destacou Miranda, que atualmente exerce o papel de coordenador adjunto do Fórum. “É preciso construir um novo momento, em que o Fórum seja a caixa de repercussão dos comitês de bacia na sociedade, sendo protagonista das discussões sobre recursos hídricos”, afirmou.
O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos pelos Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos do país. O Fórum tem como objetivo promover a articulação dos comitês com a finalidade de fortalecê-los enquanto parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos e de maneira descentralizada, integrada e participativa. Para maiores informações sobre o Fórum Nacional, acesse: http://www.rebob.org.br/
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF