Fortalecimento e sustentabilidade: visitas do CBHSF a comunidades tradicionais

04/09/2025 - 10:33

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio de sua Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, realizou visitas técnicas a comunidades indígenas e quilombolas em Pernambuco. A iniciativa, que busca fortalecer a participação dessas populações, teve como objetivo principal avaliar o impacto de projetos financiados pelo Comitê e identificar desafios socioambientais.


A ideia das visitas surgiu de discussões sobre as demandas estruturais das comunidades tradicionais, intensificadas após a aprovação de um projeto com ênfase em hidrologia social, que será desenvolvido nas nascentes do Rio Ipanema, em Pesqueira.

Em Pesqueira, o foco da visita foi a Comunidade Quilombola Negro do Osso. O objetivo foi identificar ações estratégicas para restaurar a função eco-hidrológica das nascentes do Rio Ipanema e apoiar o projeto de requalificação hidroambiental já aprovado pelo CBHSF, que envolverá agricultores familiares e quilombolas. “A visita permitiu um diagnóstico inicial das condições socioambientais e a mobilização de líderes locais e associações para garantir a participação ativa no projeto. A UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) reafirmou seu interesse em acompanhar todas as etapas da iniciativa”, afirmou o professor e secretário da CCR Submédio, Abelardo Montenegro.

Já em Itacuruba, na Aldeia Pankará, a visita serviu para verificar os impactos do projeto de abastecimento de água financiado e entregue há sete anos pelo CBHSF. “A percepção foi bastante positiva: o sistema implantado já apresenta resultados concretos, como a melhoria na qualidade de vida e na produção de alimentos. A comunidade participa ativamente da gestão, operação e manutenção da estação de tratamento, que opera com energia solar. A visita, no entanto, também evidenciou a necessidade de fortalecer o apoio técnico e alinhar as ações às práticas culturais locais, além de focar na conservação do solo”, destacou.


Veja mais fotos:


Projetos maiores e o papel da universidade

As visitas estão conectadas a ações de hidrologia social e extensão universitária, conduzidas pelo Grupo de Pesquisa em Água e Solo da UFRPE, coordenado pelo professor e secretário da CCR Submédio, Abelardo Montenegro. O Grupo tem trabalhado na recuperação e proteção de nascentes, buscando gerar impactos positivos nos aspectos social, econômico e ambiental das comunidades rurais.

“Essa iniciativa fortalece a parceria entre o CBHSF e a universidade, criando um espaço de cooperação para a pesquisa e a construção conjunta de soluções sustentáveis. A visita em Pesqueira, por exemplo, é crucial para o acompanhamento do projeto de requalificação hídrica, permitindo uma avaliação contínua de seus impactos no meio ambiente e na qualidade de vida da população”.

Pesquisa e visibilidade

A visita contou com a participação de lideranças locais, presidentes de associações, a direção da escola do Quilombo Negro do Osso, e alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE.

Foram produzidos materiais audiovisuais para aumentar a visibilidade das comunidades tradicionais. Além disso, as informações coletadas subsidiarão a formulação de novos projetos e a elaboração de uma tese de doutorado orientada pelo professor Abelardo Montenegro, que abordará questões ambientais e de acesso à água nas duas regiões e ao final das análises, está prevista a publicação de uma nota técnica para sistematizar os resultados.

“A iniciativa reflete o compromisso do CBHSF em promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social, destacando o impacto de suas ações na vida das populações tradicionais da bacia”, concluiu o secretário da CCR.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Jeferson Antonio da Silva