Especial Dia Mundial da Água: a importância e os desafios de garantir água em qualidade e quantidade para todos

24/03/2021 - 10:00

A segunda matéria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em comemoração ao Dia Mundial da Água aborda a importância desse bem vital para a humanidade e os desafios da segurança hídrica.

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país. Culturalmente tratada como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais tem dado sinais de que não subsistirá por muito tempo às intervenções humanas no meio ambiente e às mudanças climáticas.

Ter segurança hídrica implica na capacidade de fornecer água de qualidade e quantidade para atender às necessidades agrícolas, industriais, energéticas e domésticas. Para isso, é importante pensar além dos canos, estações de tratamento e outras infraestruturas que permitem que a água chegue às cidades. Esforços devem ser direcionados para preservar a integridade dos sistemas ambientais que são as fontes naturais de água.

No entanto, em várias regiões do país, e na bacia do Rio São Francisco a situação não é diferente. Já são sentidos diferentes impactos, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água. Especialistas alertam que os problemas podem se agravar se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção e comportamento em relação aos recursos naturais.


Veja as fotos de alguns impactos e da região do São Francisco:


O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Almir Cirilo, esclarece sobre os desafios da disponibilidade hídrica. “O uso irracional dos recursos naturais em grande parte do planeta pôs em risco o bem essencial à vida humana que é a água. Independentemente de mudanças climáticas globais, muitas regiões do mundo efetivamente vivem hoje em regime de crise hídrica, que tende a se agravar com o crescimento populacional e das atividades produtivas. O agravamento da falta de água nas regiões mais habitadas é uma questão crucial para a superação dos obstáculos ao desenvolvimento”, diz.

José Almir Cirilo esclarece que os governos do mundo vêm atuando com o objetivo de implantar infraestruturas capazes de disponibilizar água suficiente para garantir o abastecimento humano e animal, e viabilizar a irrigação. “Todavia, esse esforço ainda é, de forma global, insuficiente para resolver os problemas decorrentes da escassez de água, o que faz com que as regiões continuem vulneráveis à ocorrência de secas, especialmente quando se trata do uso difuso da água no meio rural. A ampliação e o fortalecimento da infraestrutura hídrica, com adequada gestão, constituem-se requisitos essenciais para a solução do problema. Ressalta-se o papel que os governos devem exercer não apenas na execução de obras, mas também na gestão dos recursos hídricos e na adequada operação da infraestrutura hídrica, com a determinação de garantir o uso social da água e tornar a economia apta a produzir em melhores condições de sustentabilidade, sem deixar de lado os aspectos ambientais” finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Edson Oliveira, Bianca Aun e Léo Boi