Na manhã desta terça-feira (28), o diretor de comunicação do CBHSF, Paulo Vilela, e a produtora executiva, Geovana Jardim, apresentaram o mote da campanha Vire Carranca 2023 para representantes do poder público e da sociedade civil de Paratinga, na Bahia, uma das quatro cidades-sede da campanha deste ano. Também estiveram presentes o prefeito de Paratinga, Marcel de Carvalho, e o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos.
Logo na abertura, Aristóteles de Sá, secretário de Infraestrutura de Paratinga, destacou a parceria de longa data com o Comitê, que já garantiu a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para Paratinga. “Mais uma vez agradeço essa parceria que vem dando muito certo e este será mais um capítulo dessa união. Continuamos contando com a parceria de vocês e da Agência Peixe Vivo”.
Na sequência, Ednaldo destacou a importância da cobrança pelo uso da água na bacia para execução de projetos, como os PMSBs. “Esse recurso volta para a bacia, como, por exemplo, por meio da execução dos planos de saneamento básico.Aqui em Paratinga um plano excelente já entregue pelo comitê”. Além disso, Ednaldo destacou a recente aprovação da execução do plano de saneamento rural para o município.
O prefeito de Paratinga, Marcel de Carvalho, ressaltou, em sua fala de abertura, a importância da reunião e a relevância do próprio evento. “Essa é uma reunião que inicia a organização, para que no dia 3 de junho façamos um belíssimo evento, que vai contar inclusive com a inauguração do novo cais do porto. Vamos receber com muito carinho todas as pessoas, do Brasil inteiro, que estarão aqui conosco”. Por fim, o prefeito destacou que será criado um conselho de organização especial para a data e pediu o empenho de todo o secretariado do município.
Apresentação da campanha
O diretor da empresa TantoExpresso, responsável pela comunicação do CBHSF, Paulo Vilela, iniciou as apresentações da campanha Vire Carranca 2023 destacando a visibilidade que a campanha pode garantir ao município. “É um movimento que tem repercussão nacional, e fico feliz que o nosso discurso está muito alinhado aos ideais da cidade”.
Este ano, a campanha que chega a sua décima edição foca nos povos e comunidades tradicionais da bacia, citados nominalmente na carta do presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, lida pelo diretor. Segundo Paulo, a campanha visa trazer visibilidade à atual situação dessas comunidades e povos e para a necessidade urgente da revitalização do rio. A comunicação do CBHSF promoverá ações de mobilização social e de comunicação, envolvendo produção de matérias, vídeos, inserções de áudio, dentre outros produtos.
O mote da campanha deste ano é “Velho Chico: Gentes Tradições, Vidas”, que se desdobra em “Cuidar dos povos para preservar o rio, preservar o rio para cuidar dos povos”. De acordo com o diretor de comunicação, Paulo Vilela, “essa será a mensagem reverberada em todo o Brasil. Vamos falar do povo e da sua relação com o rio para todo o Brasil”. Com a campanha, o CBHSF joga luz sobre a importância do Rio São Francisco, mostrando os fatores de pressão que impactam gravemente o rio e o engajamento histórico em torno da recuperação do rio, além de ressaltar a necessidade da incorporação da revitalização do rio às políticas públicas e de fortalecer o senso de pertencimento dos povos à bacia.
“Para a identidade visual, nos inspiramos nos povos tradicionais do São Francisco, nos cordéis, nas carrancas, nos saberes”, informou Paulo. Foram apresentados a identidade visual e os materiais físicos que estão sendo desenvolvidos, como bonés, cartazes, banners, totens, além dos produtos de comunicação como o site da campanha, spots, e matérias sobre cada evento. O lançamento oficial da campanha deverá acontecer no dia 18 de abril, junto ao lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Velho Chico, articulada por deputados e senadores, em Brasília. Ao final da apresentação, os presentes acompanharam o vídeo institucional sobre a campanha em Glória (BA), no último ano.
Primeiros passos
Na sequência, a produtora da campanha, Geovana Jardim, destacou a parceria junto às prefeituras. “A empresa trabalha para a pré-produção, organização e divulgação do evento, mas contamos muito com as prefeituras para a sua realização, por meio da montagem das estruturas, eventual necessidade de ônibus para transporte das pessoas das comunidades, e também em relação à parte cultural, na qual as prefeituras devem analisar e sugerir ações com povos tradicionais locais”, finalizou Geovana.
Por fim, a produtora articulou, junto aos membros do poder público e da sociedade civil presentes no evento, a criação de um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas com membros da equipe de produção, da Agência Peixe Vivo e também membros do poder público de Paratinga. Na sequência, Paulo entregou ao prefeito Marcel de Carvalho materiais de divulgação do comitê e da campanha “Vire Carranca 2023”.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: Arthur de Viveiros