O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza dois importantes encontros reunindo comunidades tradicionais são-franciscanas. O IV Seminário dos Povos Indígenas ocorrerá em Paulo Afonso, na Bahia, de 31 de março a 2 de abril, enquanto o II Seminário das Comunidades Quilombolas está marcado para o período de 14 a 16 de abril, na cidade de Penedo, em Alagoas. A pauta principal dos eventos gira em torno da busca de melhorias para ambas as comunidades, visando sua afirmação identitária e melhores condições de vida.
“Reunir as comunidades tradicionais do rio São Francisco tem sido uma das nossas grandes conquistas, e esses próximos eventos serão uma oportunidade de unirmos diversas representações de povos que conhecem a bacia de perto para dialogar também com especialistas”, disse o secretário do CBHSF, Maciel Nunes de Oliveira.
Resultados
Espera-se que ao final de cada um dos encontros sejam aprovados documentos que sintetizem as discussões e levantem sugestões de melhorias nas políticas públicas para os povos tradicionais e para o meio ambiente. “Será um momento de debate, de troca de experiências na vida social, política e cultural que nos ajudará a construir um diagnóstico das condições socioambientais vividas pelas comunidades”, afirmou o quilombola e coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Cláudio Pereira.
Ainda na pauta do II Seminário Quilombola, haverá uma visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL), que, no período colonial, abrigou aquele que é considerado o maior quilombo do Brasil, tendo à frente o líder Zumbi dos Palmares. O local tem um significado singular, tanto para a história dos povos, como para o País, uma vez que grande parcela da população é de origem africana.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
*Esta matéria foi veiculada no Jornal Notícias do São Francisco nº 41. Para ler o jornal completo, acesse.