De 28 até 30 de novembro, Belo Horizonte sedia o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. A troca de experiências sobre preservação e revitalização de rios no mundo é o foco do evento. A intensa programação traz temas, tais como, Integridade Biótica e Biomonitoramento; Processos Ecológicos e Mudanças Globais; Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas; Regimes de Vazão, Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas; Gestão de Águas Urbanas; Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais; Políticas de Financiamento; Experiências Exitosas no Brasil e no Mundo de Revitalização de Rios.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participará do painel “São Francisco: Escassez Hídrica, Transposição e Revitalização”, no dia 30/11, às 11h. Anivaldo vai apresentar as ações de gerenciamento da crise hídrica: controle de vazões, restrições de uso da água e medidas emergenciais para diminuir os impactos. Para além da crise, o CBHSF propõe uma agenda paralela que estabelece mudanças estratégicas nas matrizes energética e agrícola da Bacia e um ‘Pacto das Águas’ que terá como base o Plano de Recursos Hídricos aprovado pelo CBHSF. Miranda divide o Painel com o engenheiro e pesquisador João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco, que irá apresentar a situação atual da represa de Sobradinho e as ações alternativas ao projeto da Transposição.
No primeiro dia do evento, membros do CBHSF marcaram presença na abertura e nas palestras. Para o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Almacks Luiz, “nada melhor do que participar deste encontro internacional, vendo exemplos de outros países, como o caso do Oregon, nos Estados Unidos, e vermos que estamos, enquanto Comitê, no centro dessa discussão em termos de revitalização e preservação dos nossos recursos hídricos”. Trata-se da palestra do professor Robert Mason Hughes, da Amnis Opes Institute (EUA). Sob a ótica da integridade biótica, ele contou das experiências bem-sucedidas em torno da revitalização do Rio Willamette, no Estado de Oregon.
Roberto Farias (CTIL), Almacks Luiz (CCR Médio São Francisco) e Ednaldo Campos (CCR Médio São Francisco)
Estiveram presentes também os coordenadores da Câmara Técnica Institucional e Legal, Roberto Farias, e da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos.
Os encontros são uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), Projeto Manuelzão, Agência Peixe Vivo e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).
O evento acontece no Minascentro, Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, em Belo Horizonte (MG). Confira a programação em: https://goo.gl/Hgvs2S
Veja fotos do evento
Por Mariana Martins
Fotos: Bianca Aun