Encontro do CBHSF com comitês dos afluentes teve saldo positivo

19/07/2013 - 19:15

O encontro dos comitês das bacias hidrográficas dos afluentes do rio São Francisco, que aconteceu no último dia 17.07, em Belo Horizonte (MG), funcionou como um importante momento de união daqueles que representam os rios que desaguam no Velho Chico, servindo ainda para apresentação de demandas e discussão de propostas com vistas à preservação do São Francisco, seus aquíferos e recursos naturais. Promovido pela primeira vez pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, o evento foi também uma grande oportunidade de troca de experiências, expectativas e particularidades entre os comitês participantes.
Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o encontro foi uma experiência exitosa. Segundo ele, as propostas, sugestões e demandas apresentadas estarão brevemente reunidas num documento, a ser depois encaminhado à Diretoria Colegiada – Direc. “O encontro foi tão importante que ficou decidido a realização de outros eventos similares a cada semestre”, anunciou Miranda. A data e o local do próximo ainda serão definidos pela secretaria do CBHSF, juntamente com a agência AGB Peixe Vivo.
As principais sugestões e propostas apresentadas pelos participantes do encontro foram a revisão do Plano Decenal, para o qual será criado um grupo de acompanhamento formado por representantes de cada bacia hidrográfica dos afluentes; e a elaboração de plano de mídia para acompanhar o dia a dia dos rios em cada região. Os representantes dos comitês também abordaram a preocupação com a manutenção das águas subterrâneas, diante da perfuração de poços de forma indiscriminada.
Durante o encontro também houve explanação de representantes da Agência Nacional de Águas – ANA e da agência AGB Peixe Vivo, gerando debates sobre questões como o Plano Decenal e o Pacto das Águas. Os afluentes do Rio São Francisco estão distribuídos entre os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF