Encob apela para uma melhor gestão das águas do país

06/10/2015 - 10:15

2015-Set-05-GO-Encob-Ricardo-Follador (5)
Em meio a instalada crise hídrica que castiga o país, a busca por uma melhor gestão das águas norteou a solenidade de abertura do XVII Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas – Encob 2015, realizada na noite desta segunda-feira (05.10), na cidade goiana de Caldas Novas, a cerca de 170 quilômetros de Goiânia (GO).
O coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica do Brasil (FNCBH), Affonso Henrique de Albuquerque, abriu o evento afirmando que a atual conjuntura só reforça a necessidade de se fazer a tão sonhada gestão sustentável, compartilhada e participativa das águas do Brasil, até então pouco efetivada de acordo com a lei federal nº9433/97, conhecida como Lei das Águas.
“Não podemos pensar nesse trabalho sem os comitês de bacias, que são a base da pirâmide sobre a qual ergue-se o Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Se o papel deles não for amplamente reconhecido, as chances de vencer a batalha da crise hídrica estarão seriamente comprometidas”, lembrou.
Na ótica do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, a crise tem propiciado aprendizados muito grandes no que tange as melhorias no processo de gestão das águas no país. “Constatamos fragilidades dos nossos recursos hídricos diante de eventos climáticos extremos, das mudanças nos padrões de consumo de água da população, ou até mesmo da persistência da discussão da dupla dominialidade das águas superficiais do Brasil, a fim que se evite conflitos entre os estados ou usuários”, explicou.
Por fim, o governador de Goiás, Marconi Perillo, presente na mesa de abertura do Encob, disse que a responsabilidade dos comitês de bacias cresce na medida “que o mundo todo se preocupa com as mudanças climáticas e com o aquecimento global”.
Até sexta-feira (09.10), o encontro promove mesas de debates, oficinas e troca de experiências entre comitês de todo o país, incluindo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Na terça-feira (06.10), às 11 horas, o vice-presidente da entidade, Wagner Soares Costa, representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), participa da conferência Segurança Hídrica como base para o desenvolvimento. Já no dia 7, às 9h30, será a oportunidade de o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, debater o tema Comitê: indutor da gestão dos recursos hídricos.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF