Empresa contratada pelo CBHSF apresenta diagnóstico de nascentes em Alagoas

27/09/2018 - 17:45


O diagnóstico hidroambiental de nascentes das bacias hidrográficas dos rios Boacica e Perucaba foram apresentados nesta quinta-feira (27 de setembro) à população dos municípios de Igreja Nova e Girau do Ponciano, em Alagoas. O trabalho é financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A empresa vencedora da licitação para a execução dos serviços, Embaúba Ambiental, apresentou o plano de trabalho, que aponta a existência de aproximadamente 150 nascentes viáveis de recuperação.
Em Igreja Nova, o encontro com produtores rurais foi realizado no plenário da Câmara Municipal. Membro do CBHSF, Antônio Jackson Borges apresentou ao público o significado e o objetivo do Comitê. “Trata-se de um dos mais transparentes modelos de democracia. Formado no modelo tripartite na sua composição, o Comitê é a primeira instância para a resolução de conflitos”, explicou. Jackson Borges recordou a importância ambiental e econômica da bacia do rio Boacica, em Alagoas. “Devido a isso é que esperamos o apoio dos proprietários de nascentes, para que considerem a importância do projeto”, defendeu ele.
Jackson sugeriu a formação de uma comissão para conversar com proprietários de terras que não tenham aderido ao projeto, a fim de oferecer mais detalhes sobre a iniciativa. De imediato, houve a formação do grupo, composto por representante do CBHSF, da empresa e do poder público.
Ainda no contato com os produtores presentes à audiência, Jackson Borges salientou que o grande objetivo do Comitê, ao financiar o diagnóstico de nascentes e a sua consequente recuperação, é oferecer mais quantidade de água para o Rio São Francisco. Para ele, é a preocupação com o futuro. O membro da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBHSF, Marcelo Ribeiro, abordou a importância da conscientização ambiental da população, especialmente quando se trata do São Francisco.
Marcelo Ribeiro aproveitou a oportunidade para ressaltar o apoio do presidente do CBHSF na recuperação de nascentes. “Estamos representando o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, que está numa outra agenda, mas tem a maior satisfação em saber da realização desse trabalho de preservação e recuperação de nascentes e o Comitê do São Francisco tem uma preocupação permanente com a oferta de maior quantidade e qualidade de água para o nosso Velho Chico”, declarou. Ele acrescentou, ainda, que é essencial alguns mecanismos para a preservação de bacias hidrográficas, a exemplo da implantação da cobrança pelo uso da água, a preservação e a utilização dos recursos hídricos com responsabilidade.
A empresa Embaúba Ambiental começou o trabalho de diagnóstico em maio passado e deverá concluir todo o levantamento até o mês de dezembro próximo. Somente no município de Igreja Nova, são 39 nascentes identificadas. Após a conclusão do trabalho de diagnóstico, será aberta nova licitação, desta vez para a contratação da empresa executora.
O engenheiro ambiental de Igreja Nova, João Victor Cerqueira, representante do Executivo municipal, confirmou o interesse em contribuir com o trabalho executado. “Gostaria de ter acesso ao levantamento feito pela empresa e adianto que o município também está fazendo o levantamento de poços artesianos, a fim de regularizá-los”, anunciou.
O agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB) no município, Reginaldo Rocha, informou que a instituição dispõe de uma linha de financiamento para contribuir com os proprietários de terras que necessitem de apoio. Alguns desses proprietários participaram da reunião pública.
Girau
No município de Girau do Ponciano, também inserido na bacia do Rio Boacica, a reunião pública promovida pela empresa Embaúba Ambiental foi realizada na sede da Prefeitura. Na oportunidade, representantes do município e alguns proprietários de terras acompanharam a exibição do trabalho, baseado no Código Florestal.
O diretor da empresa, Dalmy Ramos, aproveitou para reforçar o objetivo do projeto, visto que em algumas localidades há proprietários de terras que não autorizam as intervenções. “O nosso trabalho é garantir a identificar as mais de 150 nascentes existentes nessa bacia hidrográfica e oferecer todas as condições técnicas para a empresa executora tenha a viabilidade para a realização do projeto”, explicou ele.
Diante do levantamento feito nessa etapa inicial do trabalho, a empresa aponta quais as melhores e mais eficientes intervenções que devem ser feitas, indica o material a ser utilizado e quais as mudas são as mais adequadas para cada região identificada.
As empresas Embaúba e Saneamb foram as duas empresas vencedoras da licitação lançada pela Peixe Vivo, agência executora do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para identificar as nascentes existentes nas bacias hidrográficas dos rios Boacica e Perucaba, em Alagoas, e o Betume, em Sergipe. Concluída essa etapa do trabalho, será lançado novo certame para contratar empresa habilitada para executar as ações definidas no levantamento que está em fase conclusiva.

*Texto e Fotos: Delane Barros