Empresa apresenta ao CBHSF tecnologia para cadastro de usuários do Rio Corrente

17/12/2018 - 8:20


O protocolo de intenções firmado entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o governo do estado da Bahia com vistas a promoção de ações relacionadas ao plano de recursos hídricos na bacia do Velho Chico deverá ter prosseguimento com o cadastro de usuários do Rio Corrente. Para isso, foi apresentada a tecnologia da empresa TecTerra, capaz de identificar os usuários por via aérea, sem a necessidade de um trabalho de campo.


A proposta foi apresentada na tarde da última quinta-feira (13 de dezembro), durante reunião entre representantes da empresa, do governo baiano, Agência Peixe Vivo – agência delegatária do CBHSF – e do Comitê. De acordo com a tecnologia apresentada, o sobrevoo de uma aeronave especial permite identificar os usuários com uma precisão de até três metros de distância. No portfólio, os representantes da TecTerra apresentaram outros trabalhos já executados, a exemplo do mapeamento feito em Itaipu, no Paraná.
Para a realização de todo esse trabalho, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou a necessidade de saber, nesse levantamento, a quantidade dos pontos de captação e de lançamento de efluentes no Rio Corrente. O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo de Castro Campos, lembrou que já conhecia a tecnologia e ficou encantado com a precisão das imagens. Também participou da reunião o representante da Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe junto ao CBHSF, Pedro Lessa.
Anivaldo Miranda resumiu a reunião positivamente a e destacou que é fundamental promover o cadastramento de usuários na bacia do Rio Corrente. “Essa reunião por videoconferência é a retomada dos entendimentos para colocar em prática o protocolo de intenções firmado entre nós e o governo baiano. Falta arrematar quais as condições para a realização do trabalho, o custo financeiro dessa operação e do uso da tecnologia. Queremos a compatibilidade de preço e eficácia”, concluiu o presidente do CBHSF.
De acordo com o assessor técnico da Peixe Vivo, Thiago Campos, até o dia 15 de janeiro será apresentada uma proposta financeira viável para realização do levantamento.

O rio Corrente possui aproximadamente 120 quilômetros (Km) de extensão entre a confluência dos seus formadores, os rios Formoso e Correntina, e a sua foz, no rio São Francisco. A bacia hidrográfica do rio possui aproximadamente 35 mil km² e está localizada inteiramente no estado da Bahia, entre as bacias do rio Carinhanha e do rio Grande.
 

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros e Bianca Aun