O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) celebram um avanço significativo para a revitalização do Velho Chico. O presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, esteve com a Ministra Marina Silva na Blue Zone da COP 30, no último sábado (15), para consolidar o apoio do MMA à carteira de projetos do Comitê.
Durante o encontro, Cláudio Ademar destacou o papel crucial do MMA na defesa dos projetos do São Francisco junto ao Comitê Gestor do Fundo Eletrobras. “Hoje são 61 projetos da carteira de projetos do Comitê que foram aprovados pelo Fundo Eletrobras”, afirmou Ademar. “O MMA foi o grande responsável pela defesa dos projetos”.
O presidente fez questão de agradecer a Ministra Marina Silva e sua equipe pelo empenho, ressaltando que o apoio também foi fundamentalmente articulado pelo Ministro Rui Costa (Casa Civil) e pelo Ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional – MIDR), e que a apresentação e defesa técnica foram conduzidas pelo Ministério do Meio Ambiente.
O volume total de recursos destinados a esses 61 projetos chega à casa dos R$ 800 milhões. Segundo Ademar, embora este valor não seja o suficiente para todas as necessidades da bacia, representa “um bom início para a gente começar um processo de fato de apoio a projetos que caminhem na revitalização do Rio São Francisco”.

Novos editais em vista
Um dos principais resultados da reunião na COP 30 foi o planejamento para o início da execução de projetos ainda em 2025. “Já estamos planejando uma agenda para o mês de dezembro de 2025 para dar a ordem de início de serviço dos quatro primeiros projetos que estão prontos”, informou Ademar.
A data e a agenda estão sendo combinadas com a assessoria da Ministra, mas o compromisso é de que a execução desses projetos comece antes do fim do ano. Olhando para o futuro, o CBHSF já planeja a próxima fase de investimentos. “Estamos pensando no lançamento de novos editais para projetos executivos para 2026”, concluiu o presidente, indicando que a articulação política na esfera federal está gerando resultados concretos e a “gente começa a ver as coisas acontecerem” na revitalização da bacia.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Haroldo Almeida