Na manhã da última quinta, a Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco realizou o seminário final que simbolizou a entrega da obra de requalificação ambiental na bacia do Rio Corrente. O evento, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Correntina (BA), contou com a presença do coordenador da CCR Médio, Cláudio Pereira, do prefeito Walter Mariano, do diretor de meio ambiente do município, Gilhard Freire, do técnico ambiental da Aplicar Engenharia, Fernando Alan, e de Francimara Pereira, que representou a Agência Peixe Vivo.
O projeto de requalificação envolveu uma série de intervenções ao longo da bacia do Rio Corrente, que é um importante afluente do Rio São Francisco, dentre as quais podemos destacar a construção de paliçadas, a implementação de barraginhas, o cercamento e a mobilização social. O objetivo das benfeitorias consiste em: melhorar a qualidade da água; diminuir a velocidade do escoamento da água das chuvas, de modo que a infiltração no solo seja mais eficaz; recompor a vegetação nativa; reduzir o processo erosivo; incentivar práticas de conservação da água e do solo dentre outras.
O prefeito de Correntina, Walter Mariano, reconheceu a importância do projeto para a conservação do Rio Corrente ao dizer: “O momento é de gratidão. Eu quero agradecer mais uma vez ao Comitê da Bacia do São Francisco por ter trazido ao nosso município uma obra tão valiosa, o que, sem dúvida, demonstra preocupação com o meio ambiente, com o nosso bem-estar e com a qualidade de vida da nossa população”. Cláudio Pereira, coordenador da CCR Médio São Francisco, discorreu sobre o CBHSF ao explicar a dinâmica envolvida nos projetos, desde a sua elaboração, o pleito por parte dos municípios e a execução.
No que tange ao projeto específico, o coordenador aproveitou o momento para dizer: “Qualquer ação feita a favor dos nossos rios e das nossas bacias é benéfica para todos. O município de Correntina tem sido estratégico no sentido de defender a causa que envolve a gestão dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente. Nós temos exemplos das mobilizações que aqui foram feitas, o que nos faz enxergar a cidade com bons olhos. Quero agradecer a todos que de alguma maneira participaram desta realização, agradecer, também, ao município, que, ao ser demandado, foi muito prestativo com o nosso Comitê”. Fernando Alan, da Aplicar Engenharia, encerrou o evento com uma apresentação técnica sobre a execução do projeto e suas implicações para a conservação da bacia.
Veja todas as fotos:
Barragem do Buriti
É importante mencionar que na ocasião foi dada a palavra a representantes das comunidades que foram beneficiadas com as obras de requalificação. A princípio, o projeto incluía a recuperação da Barragem do Buriti, o que não aconteceu, sob a alegação de inviabilidade da obra por parte da executora. Dada a situação, o CBHSF rescindiu parcialmente o contrato, o que preservou o recurso destinado a este fim. Foi entregue ao coordenador Cláudio Pereira um manifesto da comunidade atendida pela barragem. Vale dizer que o Comitê realizará outro processo licitatório a fim de contratar uma empresa que se comprometa com a recuperação da barragem, e que já foi formalizada junto à prefeitura de Correntina uma contrapartida do município. O coordenador da CCR Médio visitou o local na véspera do seminário para averiguar de perto a situação.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Foto: Rangel Menezes