Diretoria Colegiada do CBHSF e da APV realizam videoconferência para reorganizar o calendário de atividades diante da pandemia do Covid-19

30/03/2020 - 11:25

Na manhã da última sexta-feira (28),foi realizada uma videoconferência entre a diretoria colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), representantes da Agência Peixe Vivo (APV) e da comunicação para tratar dos rumos dos projetos, ações e eventos que estavam programados para este ano. Diante da pandemia do Covid-19 (coronavírus), os membros viram a necessidade de mudanças na agenda de 2020 para resguardar todos que fazem parte do Comitê e da APV.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, iniciou a videoconferência falando da necessidade de suspender as reuniões presenciais. “Quando tomei conhecimento de toda situação tive o cuidado de suspender as reuniões presenciais e logo fiz uma nota oficial explicando as mudanças iniciais. Todos os membros tomaram conhecimento da suspensão das atividades, mas ficamos de estudar junto à Agência Peixe Vivo as novas ações e decisões. Além disso, resolvemos em comum acordo suspender as movimentações para as eleições. Possivelmente só em agosto é que as reuniões presenciais serão retomadas. Isso irá, obviamente, depender de como ficarão os próximos meses diante da pandemia que se aproxima do Brasil. Sendo assim, as atividades do Comitê deverão acontecer à distância, de forma remota. Nosso Comitê irá atender rigorosamente, é claro, as diretrizes da Organização Mundial da Saúde”, disse.

Miranda acrescentou que é importante esse isolamento social para achatar a curva da pandemia e, consequentemente evitar que o sistema de saúde entre em colapso. “É importante pontuar que continuaremos as atividades de cuidar da gestão de recursos hídricos do Comitê junto com a Agência Peixe Vivo”.

Segundo a gerente de integração da APV, Rúbia Mansur, a Agência Peixe Vivo está trabalhando no sentido da manutenção das atividades, observando sempre o cumprimento das orientações das autoridades de saúde. “Esta reunião foi de suma importância para ajustes das ações programadas do CBHSF em decorrência da pandemia do Covid-19”.

Durante a reunião ficou decidida a suspensão de diversos eventos que estavam programados para ocorrer ainda neste primeiro semestre. As novas datas serão informadas em breve. A campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico” ficou mantida e o processo eleitoral para a gestão 2020-2024 do CBHSF, está suspenso temporariamente até que as autoridades de saúde do país declarem o fim da quarentena com o abrandamento dos riscos do Covid-19, e o retorno da normalidade.

A Agência Peixe Vivo irá avaliar todos os contratos dos projetos. Alguns deverão ser suspensos e outros poderão seguir.

Para o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, todo trabalho que estava programado ficou comprometido devido ao impacto causado pelo Covid-19. “Infelizmente teremos que interromper algumas ações neste momento em decorrência da pandemia. É necessária essa adaptação dos trabalhos para que possamos nos resguardar”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento