O segundo e último dia de reunião da Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), nesta quinta-feira (30 de agosto) no Hotel Ponta Verde, em Maceió (AL), contou com a apresentação do projeto do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco (Conbasf). A empresa mostrou um projeto de recebimento, tratamento, compostagem e comercialização de resíduos sólidos de 28 municípios sergipanos. A empresa busca o apoio financeiro do Comitê para ampliar o leque de atendimento e contribuir com o processo de saneamento básico dos municípios.
O consórcio, criado em 2011, é sediado em Propriá (SE) e conta com um corpo técnico formado por profissionais das áreas de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e gestão de resíduos sólidos. De acordo com a apresentação feita à diretoria do CBHSF pelo superintendente do consórcio, Mário Rosa Albuquerque e sua equipe técnica, o apoio do Comitê irá possibilitar a construção de uma central de triagem de resíduos sólidos e compostagem, montagem de uma unidade de processamento de materiais recicláveis e, também, de uma unidade de transbordo.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, recebeu o projeto e informou o encaminhamento a ser dado. “O projeto é interessante, sem dúvida. Ele será encaminhado para análise da agência delegatária do Comitê, a Agência Peixe Vivo, a quem cabe emitir o parecer sobre a viabilidade ou não da proposta, bem como a nossa capacidade financeira que compreende nossa participação, caso seja aprovado”, informou Miranda.
O vice-presidente do Comitê, Maciel Oliveira, destacou a qualidade do projeto. “É uma iniciativa muito boa, consistente, principalmente porque apresenta todas as etapas para o seu funcionamento, ou seja, tem começo, meio e fim”, considerou. Coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Honey Gama, também mostrou satisfação com o projeto apresentado. “O projeto mostra a capacidade de atuação da empresa”, resumiu ele.
Também fora da agenda inicialmente prevista, a Direc recebeu a representação da Superintendência de Saúde Indígena (Sesai) e da Diretoria de Saúde Indígena, órgãos vinculados à Fundação Nacional do Índio (Funai), para discutir a viabilidade da construção do sistema de abastecimento da comunidade indígena Kariri-xocó, de Porto Real do Colégio (AL). O assunto terá um desdobramento, com reunião na terça-feira da próxima semana, no escritório do colegiado, em Maceió.
Na reunião desta quinta-feira, também houve discussão sobre a composição da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS), bem como a participação do CBHSF no Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, o qual acontece entre 20 e 24 de novembro, na capital alagoana, e a definição da participação do colegiado no Seminário da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), entre outros.
Confira as fotos da reunião:
A Diretoria Colegiada do CBHSF é formada pelo presidente Anivaldo Miranda, o vice, Maciel Oliveira; o secretário, Lessandro Gabriel da Costa; e pelos coordenadores das quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), do Alto, Silvia Freedman Durães; do Médio, Ednaldo Campos; do Submédio, Julianeli Tolentino; e do Baixo, Honey Gama.
*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros