Diretoria do CBHSF realiza reunião em BH e visita o aquário do Rio São Francisco

08/04/2019 - 11:44


Nesta sexta-feira (05 de abril), a Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG). O encontro foi o último do grupo antes da Plenária Ordinária, que será realizada nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília (DF).


A diretoria analisou as alterações propostas pela Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) sobre as deliberações que dispõem sobre a organização e funcionamento das Câmaras Consultivas Regionais, Câmaras Técnicas, do Regimento Interno e de custeios. As deliberações passarão por votação na Plenária para aprovação.
Entre os pontos de pauta, a Direc também definiu a programação do seminário sobre Segurança de Barragens e da Plenária de Brasília. Em seguida, os membros da Direc decidiram prorrogar o prazo do Chamamento Público para manifestação de interesse para a elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O novo prazo é o dia 1º de maio de 2019.
Além disso, foi assinado o termo de cooperação com o CBH Alto São Francisco para financiar o Plano Diretor deste Comitê.
A equipe de comunicação apresentou aos membros da Direc as ações da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que será realizada pelo sexto ano consecutivo em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, comemorado no dia 03 de Junho. Em 2019, o mote da campanha será “Sou Mais Velho Chico” e as cidades escolhidas foram: São Gonçalo do Abaeté (MG – Alto São Francisco), Bom Jesus da Lapa (BA – Médio São Francisco), Petrolina (PE – Submédio São Francisco) e Pão de Açúcar (AL – Baixo São Francisco).
Participaram da reunião o presidente do CBHSF Anivaldo Miranda; o vice-presidente, Maciel Oliveira; o secretário, Lessandro Gabriel da Costa; o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Adson Ribeiro; o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo de Castro Campos; o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Julianeli Tolentino de Lima; a gerente de Integração da Peixe Vivo, Rúbia Mansur e o gerente de Projetos, Thiago Campos.


Veja as fotos da reunião:


Aquário do Rio São Francisco
Os membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizaram uma visita técnica ao Aquário do Rio São Francisco, em Belo Horizonte (MG) na noite da quinta-feira (04 de abril).
O Aquário do Rio São Francisco está localizado na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e possui 21 tanques distribuídos por uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, em dois pavimentos, onde vivem cerca 1.400 peixes, de 60 espécies diferentes.

Os membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizaram uma visita técnica ao Aquário do Rio São Francisco, em Belo Horizonte.

 
Um passeio pelo Aquário do Rio São Francisco pode revelar muitas curiosidades. Antes mesmo de passar por sua portaria, os membros da Direc se depararam com canoas que antes cortavam as águas do “Velho Chico”, mas que agora repousam silenciosamente nos jardins do local. Ao som de uma cascata com águas abundantes, iniciaram a visita para conhecer a “nascente” do rio, e apreciar as diversas espécies de peixes como surubins, dourados, curimatãs, matrinxãs e vários outros de água doce ao percorrer, simbolicamente, os 2.800 km de extensão do rio.
A equipe do Aquário ainda apresentou as ações de educação ambiental realizadas por eles e que possibilitam ao público um maior conhecimento sobre as espécies de peixes e sua importância ecológica.
“Por meio desse aquário a biodiversidade do Rio São Francisco está sendo preservada, além de proporcionar a oportunidade de conhecer as riquezas do rio e adquirir conhecimento sobre a importância de preservá-lo. Vamos analisar possíveis ações em parceria com o Aquário do Rio São Francisco”, disse o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Luiza Baggio