Direc e GACG do CBHSF realizam reunião com o Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo

19/12/2019 - 8:33

Os membros da Diretoria Colegiada (Direc) e do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) reuniram-se com o Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo, na manhã desta terça-feira (17 de dezembro), em Belo Horizonte (MG). O objetivo da reunião foi discutir sobre as ações da Peixe Vivo e o relatório de gestão.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação superior da Peixe Vivo e tem como função definir as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias, orientando a Diretoria Executiva da Agência no cumprimento de suas atribuições.

Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o balanço das ações de 2019 é positivo. “Iniciamos o ano com a aplicação da nova metodologia de cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco. Aumentamos a nossa arrecadação e nos tornamos referência. Agora precisamos encontrar soluções para o custeio de 7,5% que tem sido uma armadilha na nossa gestão”, esclarece.

Anivaldo Miranda disse também que 2020 será um ano de muito trabalho para o CBHSF. “Estamos entrando no último ano da minha gestão como presidente do Comitê e ainda temos muito trabalho pela frente na luta pela revitalização do São Francisco”, finalizou.

A diretora-geral da Peixe Vivo, Célia Fróes, esclareceu sobre as mudanças na Agência. “O ano de 2019 foi desafiador. Iniciamos a reestruturação e nos propusemos a fazer mais com menos. Melhoramos o nosso fluxo de trabalho e estamos fazendo a gestão dos custos. Encerramos o ano com saldo positivo, pois estamos conseguindo avançar de forma positiva cada vez mais nas nossas ações”.

Ao final da reunião, o presidente do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo, Odorico Pereira de Araújo, convidou os membros do CBHSF a fazer uma reflexão. “Estamos em uma fase de ruptura [que é uma quebra ou descontinuação de um processo já estabelecido]. Fechamos 2019 com chave de ouro! Saímos hoje com uma mensagem positiva ao ver que as mudanças propostas por este Conselho estão gerando resultados positivos. Só conseguiremos defender a causa dos recursos hídricos com muita união e fortalecendo cada vez mais os Comitês de Bacias Hidrográficas”, diz.


Veja as fotos da reunião: 


Participaram da reunião o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o vice-presidente Maciel Oliveira, o secretário, Lessandro Gabriel da Costa, o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues, o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Julianelli Tolentino, o coordenador do GACG do CBHSF, Luiz Dourado e os membros do Grupo, Willian Bertozzi Dornas, Anselmo Barbosa Caires, Almacks Luiz Silva e Luiz Roberto Porto Farias. Também estiveram presentes a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, o gerente de Projetos, Thiago Campos, a gerente de Integração, Rúbia Mansur, a gerente de administração e finanças, Berenice Coutinho, e a gerente de Gestão Estratégica, Simone Reis, bem como os membros do Conselho de Administração, Odorico Pereira, Nelson Cunha Guimarães, Simone Alvarenga Borja e Francisca de Paula Martins.

Reunião do GACG

Os membros do GACG reuniram-se na tarde do dia 17 de dezembro, na sede da Agência Peixe Vivo para consolidar o relatório semestral do Contrato de Gestão nº 014/2010 firmado entre Agência Nacional de Águas (ANA) eAgência Peixe Vivo, tendo como interveniente o CBHSF. E na manhã do dia 18 de dezembro, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, participou da reunião do GACG para alinhar as informações referentes ao contrato de gestão com o Grupo e complementar as avaliações dos participantes do contrato.

O relatório é uma das inovações do último contrato de gestão e tem o objetivo de avaliar a atuação da Peixe Vivo, que exerce a função de Agência de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

“Estamos sistematizando todas as ações da Peixe Vivo e colhendo informações, principalmente da nova estrutura da Agência, para elaborar o relatório anual referente ao contrato de gestão”, esclarece o coordenador do GACG, Luiz Alberto Rodrigues Dourado.

Fazem parte do GACG Luiz Dourado, Willian Bertozzi Dornas, Anselmo Barbosa Caires, Almacks Luiz Silva e Luiz Roberto Porto Farias.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e foto: Luiza Baggio