A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) conclui sua reunião ordinária nesta quinta-feira (7 de março), no hotel Atlantic Suítes, em Maceió (AL). A previsão para o segundo e último dia do encontro é discutir os recentes relatórios da Nemus, contratada para elaboração dos trabalhos de atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia; definição da pauta da próxima reunião plenária do Comitê, a ser realizada no próximo mês, em Aracaju (SE); e questões administrativas.
Na abertura do primeiro dia dos trabalhos (ontem), o presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, explicou que o encontro realizado nesta oportunidade está sendo feito de forma ampliada. Devido às atenções com a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia, a Direc conta com a participação de pesquisador e de consultores convidados para expor sobre a disponibilidade hídrica do São Francisco.
As exposições devem contribuir para a construção do Plano de Recursos Hídricos. São convidados da Direc o pesquisador Chang H. Kiang, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), de Rio Claro (SP); e os consultores Rodolpho Ramina e Pedro Molinas. Os representantes da agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo, também participam da reunião, bem como Pedro Bettencourt, da empresa Nemus, contratada por licitação para executar o trabalho de atualização do documento, cujo planejamento é de validade para os próximos dez anos.
Bettencourt expôs um resumo do trabalho executado até agora, com as constatações encontradas nas quatro regiões fisiográficas do São Francisco e as sugestões, a exemplo do uso sustentável do solo e da água, implementação dos projetos de saneamento, intervenções estruturantes e diretrizes, como a necessidade no controle das outorgas, priorização dos usos múltiplos, sem a primazia de um segmento sobre outro. “A melhoria na eficiência do controle das outorgas foi uma das mais reivindicadas nas consultas públicas que promovemos junto à população”, ressaltou Bettencourt.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF