Criado com o objetivo de aproveitar o potencial esportivo que o Rio São Francisco e seus afluentes têm, o Desafio dos Sertões, evento esportivo realizado com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, aconteceu no último sábado (05) e domingo (06) na região de Jacobina (BA). O evento reuniu praticantes de esportes e até mesmo crianças, acompanhadas dos seus responsáveis, para a realização de atividades de mountain bike, trekking, travessia e técnicas verticais.
O Desafio dos Sertões retomou as atividades após um ano de interrupção devido à pandemia do novo coronavírus. O coordenador do evento, Walter Guerra, explica que o Desafio, realizado sempre na bacia do São Francisco busca aliar o esporte à preservação ambiental. Segundo ele, “seguimos nessa luta de minimizar os impactos ambientais Bahia afora. Retornamos com uma corrida simultânea ao Desafio dos Sertões. Foi uma oportunidade para que todos participassem do evento que proporcionou trilhas e percursos desafiadores com subidas, mata fechada, caminhos de pedra e leitos de rios que fizeram parte do trajeto”, explicou.
Adolescentes de 12 anos também participaram dos percursos mais curtos, acompanhados dos seus responsáveis, além de pessoas mais experientes. Com 77 anos, Cândido José dos Santos mostrou que nunca é tarde para começar algo novo. Com uma forte ligação com a água, em especial com o rio São Francisco, ele, que é da cidade de Juazeiro (BA), afirmou que poder praticar esporte, apreciar a natureza e a potencialidade do Velho Chico é um privilégio. “Esse momento nos possibilita uma troca de energia porque atividade física é saúde e poder fazer isso perto dos nossos rios é indescritível, por isso participo”.
O evento teve início no sábado às 8h na Vila de Itaitu na Chapada Diamantina, local com disponibilidade de trilhas e mais de 40 cachoeiras com quedas d’água de até 80 metros de altura e foi encerrado no domingo com a premiação dos competidores.
Também ribeirinha, nascida e criada às margens do Velho Chico, Irla Bianca Silva, lembrou ainda que o evento como o Desafio dos Sertões torna as pessoas ainda mais próximas do rio e da consciência de que é preciso cuidar. “A gente sempre corre na orla de Juazeiro e é maravilhoso fazer isso neste cenário que nos inspira a sermos mais conscientes e termos mais amor pelo nosso Velho Chico”, concluiu.
Veja as fotos do evento:
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Marcizo Ventura