Desafio com esgotamento sanitário é apontado em diagnóstico de saneamento em Glória (BA)

17/02/2021 - 21:01

Representantes de diversos órgãos e entidades do município de Glória (BA) participaram na manhã da quinta-feira (04) da apresentação do diagnóstico do saneamento básico feito pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimento (Cobrape), empresa contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através da Agência Peixe Vivo, para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

A reunião, que apresentou os principais dados sobre a atual situação do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e coleta de lixo, aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores da cidade. O diagnóstico é a segunda etapa de um processo que prevê a elaboração de seis produtos.

De acordo com o levantamento feito pela equipe de engenharia da Cobrape, o município apresenta uma situação mais confortável em relação a alguns eixos previstos na Lei de Saneamento 11.445. Com o sistema de abastecimento gerido pela concessionária estadual, a população recebe água tratada em quase todo município. No entanto, o maior problema da comunidade é o tratamento de esgoto doméstico. Esse resíduo despejado in natura no São Francisco resulta no aparecimento das baronesas, plantas aquáticas que proliferam ao sinal da poluição proveniente do despejo de esgoto nos rios.

“O Plano é importante porque sem ele não teríamos acesso aos recursos federais. O município ganha muito com a posse documento que vai nos ajudar para que Glória saia dessa situação apresentada no diagnóstico é isso é um trabalho de todos”, afirmou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Gilvan Alves.


Veja as fotos do evento de apresentação: 


Ao longo dos anos, a região que concentrava um grande volume de piscicultores viu a área reduzir drasticamente acumulando milhões em prejuízos, ainda não adotou medidas definitivas para impedir o despejo sem tratamento dos esgotos. Com diversas intervenções neste sentido, o Ministério Público da Bahia já realizou reuniões e moveu ações civis para responsabilizar todos os atores competentes para a resolução da problemática; mesmo assim as tentativas dos órgãos por mais que tenha resolvido em parte a presença das baronesas nas regiões de prainha, áreas turísticas, ainda não surtiram efeito duradouro, já que a incidência de baronesas continua ocorrendo em diversos outros pontos.

“O diagnóstico é uma fase importante do processo porque demonstra os problemas identificados no município. Após isso, acontece o prognóstico que é a fase em que as soluções são apontadas. Vale lembrar que me coloco à disposição para dar suporte na articulação com os representantes políticos da região no aporte de recursos, para que em parceria com CBHSF, possam ser executados projetos futuros baseados no plano de saneamento básico e outras ações que possam ser feitas resultantes desta parceria entre o Comitê e o município de Glória. Além disso, também posso colaborar no que for preciso junto ao poder executivo e legislativo para as discussões que deverão tornar o Plano em lei e assim, o município tenha maior facilidade em captar verbas destinadas às obras infra estruturais”, concluiu o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Juciana Cavalcante