A reunião conjunta da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) e Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT), que fazem parte da estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, teve concluídas as suas atividades nesta sexta-feira (29 de janeiro) em Maceió (AL). Nas discussões do último dia do encontro, realizado no hotel Maceió Atlantic Suítes, o diretor da empresa Nemus, Pedro Bettencourt, apresentou a parte final dos relatórios referentes à compatibilização do balanço hídrico com os cenários estudados da bacia do São Francisco, cuja finalidade é subsidiar a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia do Velho Chico.
Parte das informações apresentadas pela Nemus foi questionada por alguns dos membros das duas comissões. O principal ponto de debates está relacionado à disponibilidade hídrica apresentada pela empresa. “Os relatórios foram elaborados conforme as informações oficiais que recebemos”, explicou Pedro Bettencourt.
Membro do GAT, Ednaldo de Castro Campos relatou que na região de Irecê (BA) a perfuração de poços na bacia dos rios Verde e Jacaré é feita com pelo menos 200 metros de profundidade e, mesmo assim, com grande dificuldade para encontrar água. “Apesar disso, o relatório da Nemus aponta para uma qualidade confortável. Não consigo entender”, questionou.
O diretor técnico da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, avaliou que o documento final do Plano de Recursos Hídricos será cada vez mais enriquecido com as discussões. “Daí a importância de todos participarem e apresentarem suas contribuições. Estamos avançando”, resumiu. Apesar de admitir o avanço, Simon avaliou que o resultado ainda não é bom, a empresa precisa aprimorar os relatórios e aprofundar números. Ele citou como exemplo a necessidade de maior atenção ao item relacionado à cobrança pelo uso da água do São Francisco.
Durante a reunião foi aprovado o calendário de audiências para apresentação do relatório, todas para o mês de março. No dia 2, será realizada em Jacobina (BA); dia 9, em Pacatuba (SE); na semana seguinte, dia 17, na cidade de Luiz Eduardo Magalhães (BA) e no dia 22 de março, em Pompéu (MG). A CTPPP e a GAT voltam a se reunir conjuntamente em Salvador (BA) nos dias 14 e 15 de março.
A versão final do documento deverá ser concluída ainda no primeiro semestre de 2016 e aprovada pela plenária do CBHSF. O presidente e o secretário do colegiado, Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira, respectivamente, acompanharam as explanações nos dois dias de reuniões da CTPPP e GAT.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF