Na última semana, os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais do Submédio e Médio São Francisco, Cláudio Ademar e Ednaldo Campos, participaram da II Conferência sobre Ecofisiologia e Estresse de Plantas e XXXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. O evento aconteceu na Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina (PE) e se encerrou na última sexta-feira (04).
Com o objetivo de promover o debate de temas voltados para a agricultura irrigada brasileira, o evento também contou com espaço para stands e entre eles esteve o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco junto com outros nove Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento aconteceu em um dos maiores polos irrigados do país, a região do Vale do São Francisco, responsável pela produção de diversas culturas frutíferas, entre elas a manga e a uva, que estão entre os maiores exportadores.
O coordenador da CCR Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, avaliou a importância do evento como um movimento importante do CBHSF de aproximação dos usuários das águas do Velho Chico. “Percebi que o evento apresentou uma preocupação do setor produtivo com as questões dos recursos hídricos e ambientais em um entendimento que se as propriedades não estiverem em acordo com a sustentabilidade, isso gera um desequilíbrio no setor produtivo. Este setor mostrou ter consciência dessa situação, que atinge a todos, e abriu uma discussão sobre a eficiência da produtividade a partir da relação solo, meio ambiente e água” afirmou, lembrando que “esse foi um avanço importante e vai na direção do que o Comitê defende quanto à sustentabilidade hídrica”.
O coordenador ainda disse que o espaço serviu para abrir diálogo com os produtores sobre o Pacto das Águas. “Falamos com alguns produtores sobre o Pacto das Águas, proposta do Comitê que precisa avançar enquanto discussão dentro dos comitês de bacias. É uma pauta importante para todos os segmentos: pesca, as comunidades tradicionais, produtores, setor energético, setor industrial de todas as regiões fisiográficas, porque todos precisam garantir água para os múltiplos usos. E esse foi o momento de plantar essa semente em alguns atores estratégicos e garantir um diálogo aberto, franco e honesto, de forma que a gente, de fato, consiga fazer a gestão dos recursos hídricos onde todos sejam contemplados sem que um seja penalizado em detrimento de outro”, destacou Ademar.
Veja mais fotos da participação do CBHSF:
Durante os eventos, aconteceram palestras, mesas divulgadoras, painéis, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, salas de mentorias, consultorias, treinamentos, minicursos, exposições e visitas técnicas. Também participaram os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rio Parnaíba, Piancó-Piranhas-Açu, Verde Grande, Paranaíba, Rio Doce, Rio Grande, Paraíba do Sul, Piracicaba, Capivari e Jundiaí e CBH do Rio Paranapanema.
O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Ednaldo Campos lembrou ainda sobre o investimento feito pelo CBHSF para a capacitação de irrigantes. “Foi importante o Comitê participar desse evento buscando estar perto dos usuários da água. As discussões realizadas no decorrer da semana foram voltadas ao uso racional da água, preocupação com as mudanças climáticas, temas que o Comitê também aborda como suas pautas prioritárias. Acho que a gente precisa se aproximar mais dos usuários da água, porque, na verdade, são eles os pagadores pelo uso da água e a gente precisa reforçar sobre o uso consciente, considerando a água como um bem finito. E o Comitê está preocupado e por isso realiza o programa de capacitação dos irrigantes, ação de fundamental importância para garantir água para essa e para as próximas gerações “, concluiu.
Também participaram do evento os membros da CCRs Médio SF, Braian Pacheco Porto, e do Submédio, Wilson Simonal.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante