Coordenador da CCR Submédio participa de reunião com o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima

30/04/2025 - 13:49

Na última semana, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, participou de uma reunião com a coordenação do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC) sobre o avanço das tratativas entre os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe para a implementação da Base Regional do Fórum em Paulo Afonso (BA).


O encontro contou com a presença do coordenador executivo do FBMC, Sérgio Xavier, do coordenador da Base Regional, Haroldo Almeida, e de secretários municipais de Paulo Afonso. “Durante a reunião, também discutimos a programação da Conferência das Partes (COP30), a metodologia para implantação de Planos Climáticos Integrados com Transformação SocioEcológica da Economia, estruturação do Lab de Economia Regenerativa e Inclusiva do Rio São Francisco e o Encontro Internacional sobre Economia Regenerativa de Bacias Hidrográficas”, explicou Sérgio Xavier.

O grupo ainda tratou sobre a realização da primeira oficina de integração dos diversos parceiros para construir um Plano de Trabalho para a realização do Encontro Internacional sobre Economia Regenerativa de Bacias Hidrográficas, previsto para acontecer em Paulo Afonso.

Também ocupando o cargo de Coordenador Nacional da Câmara Técnica de Bacias Hidrográficas do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Cláudio Ademar explicou que o evento deve reunir atores das mais diversas bacias hidrográficas, servindo também de oportunidade para discutir ameaças ao sistema de recursos hídricos. “Esse momento foi importante porque vamos realizar esse grande evento na cidade de Paulo Afonso reunindo os mais diversos Comitês de Bacias Hidrográficas, atores internacionais e nacionais, todos no intuito de debater, fazer avaliações e levantar propostas em relação às bacias. Além disso, também será o momento de falar sobre as ameaças à Política Nacional de Recursos Hídricos que está passando por um momento grave, de muita fragilidade e devemos aproveitar esse evento para levar esse assunto para o mundo”, explicou.



As ameaças às quais o coordenador Cláudio Ademar se refere dizem respeito à possibilidade de cortes no orçamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para o ano de 2025. A decisão, se concretizada, pode implicar na redução de recursos comprometendo programas como o Progestão, Qualiágua, Monitor de Secas e a operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, entre outros instrumentos essenciais para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, além do apoio à gestão das bacias hidrográficas no Brasil.

Além disso, a decisão também visa o corte de 33% nos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água que, por lei, devem ser integralmente repassados aos Comitês de Bacias Hidrográficas. Segundo nota emitida pelo CBHSF, o corte “pode comprometer a capacidade de planejamento e execução de ações previstas nos Planos de Bacia, além de afetar o funcionamento dos Comitês e o fortalecimento da gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos”.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: FBMC