O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Elias Silva, cumpriu uma intensa agenda de reuniões estratégicas na capital pernambucana, Recife, nesta semana, com foco na gestão hídrica, revitalização de bacias e aprimoramento da relação entre o setor produtivo e o uso da água em Pernambuco.
Na segunda-feira (13), Elias Silva esteve reunido na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) com Fernando Acioli, Gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Lorenzza Leite, Diretora de Gestão de Recursos Hídricos. Elias Silva destacou a pauta do Pajeú. “Na APAC entre outras coisas, foi falado das ações de revitalização que vão acontecer na bacia do Pajeú, especificamente na nascente, em Brejinho, onde vão ser instalados 30 sistemas de saneamento de água total, e, além disso, uma ação de reflorestamento e recompensação ambiental no trecho da nascente. Lá a gente também vai tentar fazer uma parceria com o Comitê para ampliar, uma vez que o CBHSF já executou uma ação de cercamento e ajuste de projeto de vida ambiental”
Além do Pajeú, a reunião teve como objetivo traçar estratégias para o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas já existentes e a criação de novos comitês em Pernambuco, visando uma gestão dos recursos hídricos mais descentralizada e participativa em todo o estado. O coordenador reforçou a necessidade de expandir a gestão hídrica em Pernambuco. “Essa reflexão é antiga, inclusive em Natal, falei, no Encontro Nacional de Comitês, que Pernambuco precisava avançar no contexto de fortalecimento dos organismos de bacia, porque nós só temos a bacia do Pajeú oficializada. Mesmo sendo a maior bacia de Pernambuco nós temos que avançar com as demais. Esta foi uma das pautas que discutimos com a APAC: para avançar na região do Brígida, do Una, do Terra Nova, e principalmente Ipanema e Moxotó”.
Outro tema de destaque na APAC foi a cobrança pelo uso da água proveniente dos canais de transposição. “Falamos também sobre a perspectiva do monitoramento e ações e cobrança pelo uso da água a partir dos canais de transposição. Hoje a gente não tem cobrança nesse segmento”.

Diálogo com a Indústria na FIEPE
A agenda seguiu até essa terça-feira (14) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), onde o coordenador se reuniu com Abraão Rodrigues, Gerente de Relações Sindicais e Tatiana Moury, Coordenadora de Relações Sindicais.
Elias Silva detalhou o papel da FIEPE na gestão de bacias e o foco da reunião. “A FIEPE hoje é membro suplente do Comitê do São Francisco, e responde pelo setor de Indústria.”
O encontro buscou a aproximação dos setores industriais para debater o modelo de melhora da cobrança pelo uso da água – mecanismo previsto pela Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97), mas que ainda está em fase de regulamentação e implementação no estado de Pernambuco.
Outro ponto crucial do diálogo foi o avanço no saneamento das indústrias, incentivando a adoção de práticas mais eficientes no uso e reuso da água e no tratamento de efluentes, em linha com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental do setor produtivo. “O objetivo foi discutir como a FIEPE pode colaborar e avançar na parceria no sentido de trazer essas indústrias mais para perto do comitê para discutir ações de redução de água, uso eficiente de água, tratamento, principalmente nos setores que têm, especialmente no setor de abates e frigorífico e outros setores”.
Elias também discutiu com a FIEPE estratégias de parceria junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), buscando engajar a indústria nas discussões e projetos que envolvem a bacia e seus afluentes.
A série de encontros em Recife reforça o papel articulador do coordenador da CCR, Elias Silva e da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco na busca por soluções conjuntas para os desafios hídricos do estado, envolvendo tanto os órgãos gestores (APAC) quanto o setor econômico (FIEPE), e sinaliza um avanço no debate sobre a gestão sustentável da água e a implementação de instrumentos econômicos como a cobrança pelo uso dos recursos hídricos em Pernambuco.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Imagens cedidas pela APAC e FIEPE