O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Cláudio Pereira, participa no próximo dia 26 de janeiro (segunda-feira), no município de Guanambi, no sudoeste da Bahia, de uma reunião com o procurador da República Vitor Souza Cunha. O objetivo é discutir medidas que visem minimizar os conflitos pela extração de areia na região do Médio São Francisco, especialmente nas cidades baianas de Carinhanha, Serra do Ramalho, Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato. O encontro terá início às 10 horas, na sede do órgão na cidade.
De acordo com Pereira, a audiência se dá após a CCR Médio receber de lideranças locais inúmeras queixas questionando a retirada em grande quantidade do insumo. “Ocorrências policiais e questões judiciais estão acontecendo por conta disso. Os pequenos extrativistas acreditam que a realização da atividade sempre foi feita de forma artesanal, sem promover qualquer tipo de prejuízo, ao contrário do que está acontecendo. Em grande escala está prejudicando, segundo informações que me foram repassadas, os leitos dos rios, uma vez que não há fiscalização adequada”, disse.
Além do CBHSF, participa também da reunião representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF