Coordenador da CCR Alto São Francisco participa de evento sobre gestão integrada de águas subterrâneas e superficiais na bacia

20/08/2025 - 11:05

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil e com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), promoveu, no último dia 14, o seminário intitulado ‘Gestão Integrada Rio/Aquífero na Bacia do Rio São Francisco: Resultados do Projeto Piloto na bacia do Rio Carinhanha’. O evento, realizado no município baiano de Carinhanha, contou com a participação do coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto. 


A realização da atividade integrou os estudos para a implementação da gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, considerando principalmente as sub-bacias dos rios Verde Grande e Carinhanha. Este projeto é coordenado pela ANA e executado pelo Serviço Geológico do Brasil e está de acordo com as atividades previstas no Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Durante o evento um série de palestras e discussões buscaram divulgar os resultados mais relevantes dos estudos e a proposta de gestão construída a partir de sua consolidação e integração, bem como colher contribuições, sugestões e críticas para o aprimoramento da proposta. “A palavra integração é a chave. Precisamos integrar os órgãos gestores, as instituições, a academia, os usuários, o poder público, em todas as suas esferas. É para isto que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco tem trabalhado, queremos melhorar, cada vez mais a gestão dos recursos hídricos na bacia do Velho Chico, por isso estamos aqui, absorvendo todo o conteúdo deste importante estudo”, destacou Altino, durante a mesa de abertura da atividade.



“Este evento nos trouxe informações de suma importância para que possamos fazer o planejamento da gestão das águas nesta bacia, apresentando a relação entre a água subterrânea, principalmente do Aquífero Urucuia, e a água superficial do nosso Velho Chico. Esses dados servirão de base para a revisão do nosso Plano Diretor de Recursos Hídricos, ou seja, nosso encontro aqui foi uma grande oportunidade de acesso à informações qualificadas em prol do desenvolvimento de toda a bacia”, completou o coordenador.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Fotos: Altino Rodrigues/Divulgação