Construção da primeira roda d’água do São Francisco completa 80 anos

19/12/2012 - 15:14

No dia 22 de Novembro do corrente ano completou 80 anos da construção da primeira roda d’água instalada em todo Rio do São Francisco, obra que se deu mais precisamente na Fazenda Curralinho, município de Belém do São Francisco.

O invento, foi do agricultor e comerciante Raimundo de Sá Araújo Neves, mais conhecido como Raimundo de Sá, sendo que ao certo ninguém sabe de onde Raimundo tirou a ideia, contudo sabe-se que durante muito tempo foi à roda d’ água a maior aliada dos agricultores de então. Com ela veio um desenvolvimento que durante seu ciclo levou Belém a ser a pioneira em todos os sentidos nesta região do sertão baiano e pernambucano.

A construção era simples, com feitura em madeira encontrada na região, e canecas para o bombeamento da água e para sua inauguração astuciosamente construiu Raimundo, como se ver abaixo, um palanque para celebração de uma missa campal, missa que ficou sob o encargo do padre Jason Barbosa Coelho, sendo que após a missa o inventor proferiu discurso épico para aquela época. Vale ressaltar que sua obra se deu dois anos após a instalação da primeira bomba de elevação de água, que foi instalada em 1930, também neste município, cuja iniciativa foi uma decisão governamental.

A obra além de trazer consigo o progresso, foi sem dúvida a maior aliada dos agricultores da época, tanto da terra, como dos municípios vizinhos que passaram a copiar a obra de Raimundo de Sá. Além do mais para o seu uso o proprietário pagavam apenas pela construção, sem que tivesse que se incomodar com os prestadores dos serviços das caras contas energia elétrica da Celpe.

Continue lendo a matéria aqui.

Fonte: Blog do Tadeu Sá