Para comemorar o Dia Nacional em defesa do rio São Francisco, que é comemorado no dia 03 de junho, aconteceu em Traipu, na região do Baixo São Francisco, atividades de mobilização social e educação ambiental.
Assista ao vídeo da campanha em Traipu:
Em Aracaju, foi montado uma estrutura com totens com informações sobre o rio São Francisco, sua bacia e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), um letreiro EU AMO O VELHO CHICO e moldura para fotos. Também aconteceu atividades de mobilização social, educação ambiental e apresentações de atrações culturais locais.
Assista ao vídeo da campanha em Aracaju:
Em Januária, as atividades aconteceram nos dias 16 e 17/06, na Praça Patrocínio Motta e contou com sanfonata, shows musicais, danças típicas regionais, barqueata, exposição de artesanato e barracas com comidas e bebidas típicas. Na região do Alto São Francisco foram mobilizados sete municípios, que levaram alunos das redes estadual e municipal, além de estudantes das faculdades para participar das atividades em Januária.
Assista ao vídeo da campanha em Januária:
Campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’
Há meia década, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) instituiu a data de 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico que é comemorado com a campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’. A comemoração já se inseriu no calendário do país como a mais importante data para lembrar que o São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América Latina, com quase três mil quilômetros de extensão, sofre com a seca prolongada e a degradação ambiental.
A campanha que foi lançada em 2014, se propõe a despertar uma conscientização ativa em toda população no tocante a preservação do rio, além de inspirá-la a mobilizarem-se pelo uso responsável das águas do Velho Chico.
*Texto: Mariana Martins e Luiza Baggio