Conferência municipal apresenta diagnóstico do saneamento em cidades de Alagoas e Sergipe

21/07/2021 - 17:05

Na manhã desta segunda-feira (19) aconteceu a primeira conferência pública para apresentar o diagnóstico do saneamento básico da cidade de Olivença, em Alagoas. Realizada pela empresa Premier Engenharia, a audiência faz parte do cronograma de ações para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Com apenas 69 anos de idade, quando foi elevada à cidade, Olivença tem uma população estimada em pouco mais de 11 mil habitantes. Situada no sertão alagoano, a cidade enfrenta desafios para implantar em sua totalidade os serviços de saneamento básico que compreende o abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação de lixo e drenagem de águas pluviais.

De acordo com a equipe de engenharia, o diagnóstico da cidade aponta que a gestão dos serviços precisa avançar para garantir a qualidade e o atendimento à população. Com apenas 47,86% do município atendido pelos serviços de abastecimento de água, a maior dificuldade, assim como em boa parte dos municípios brasileiros, é levar água para as comunidades das áreas rurais, onde ela só chega por caminhões-pipa ou através de poços artesianos. Já a sede de Olivença é atendida em praticamente sua totalidade, com 99,79% de abastecimento de água. O problema mais eminente está no alto índice de perdas. De acordo com o relatório, as perdas no sistema que podem ser provocadas por vazamentos ou por outros fatores ultrapassam a casa dos 52%, ou seja, mais da metade da água distribuída à população se perde sem que haja consumo humano.

Outro fator muito importante apontado foi a questão do esgotamento sanitário. O município possui apenas 60 residências com rede coletora e tratamento de esgoto. As demais moradias destinam os dejetos em fossa rudimentar (70,54% das moradias), 28% da população não tem banheiro e outra pequena parcela dos moradores se divide entre a utilização de vala, destinação direta em rio, mar ou lago, rede geral de esgoto ou pluvial e fossa séptica, além de outras formas não classificadas.

 

“O que apontamos no diagnóstico é resultado das visitas e avaliações feitas ao longo dos últimos meses. Agora, concluindo a fase de diagnóstico do plano de saneamento, apresentamos os resultados à população para que possa entender qual é a situação do município”, explicou o engenheiro sanitarista Rafael Meira.

 

 

Agora, a cidade avança mais uma etapa e parte para a fase de prognóstico, onde serão apontadas as soluções para os problemas detectados pelas equipes de engenharia. Amanhã (21) será a vez da cidade de Porto da Folha (SE) realizar a conferência municipal, às 9h. O acesso à audiência pode ser feito pelo link meet.jit.si/ConferenciaPMSBPortoDaFolha. Já às 14h acontece o encontro virtual com a cidade de Poço das Trincheiras (AL) com acesso pelo link meet.jit.si/ConferenciaPMSBPocoDasTrincheiras.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Juciana Cavalcante