Comunidades ribeirinhas celebram o Dia de São Francisco

03/10/2012 - 14:28

O dia dedicado a São Francisco será celebrado nesta quinta-feira (4.10) pelas comunidades ribeirinhas da bacia do Rio São Francisco com programações variadas. Na região do Médio São Francisco as comunidades do Rio Grande e do Rio das Fêmeas prepararam um roteiro religioso e atos políticos em defesa das águas do rio.

Com o apoio da Agência 10envolvimento, as comunidades atingidas pelos impactos das Pequenas Centrais Hidroelétricas – PCHs nas margens dos rios Grande e das Fêmeas realizarão “gritos de alerta” em defesa das águas do rio. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os riscos envolvidos no uso econômico das águas, em particular pelo setor hidroelétrico.

Para a bacia do rio Grande, estão programados eventos na comunidade do Julião, a partir das 8 horas, com um ato religioso dos irmãos da Igreja Missionária da Última Hora. Na comunidade do Palmeiral, a partir das 16:30 hs haverá ofício religioso a Nossa Senhora. Na comunidade do Morrão acontecerá uma Via Sacra, saindo da igreja em direção ao rio, a partir das 19 hs.

Na bacia do rio das Fêmeas, a partir das 8 hs a comunidade do Barreiro realizará uma Vía Sacra da Água que se encerrará às margens do rio Grande. A partir das 17 hs, será a vez das comunidades de Derocal e Penedo. Na primeira, acontecerá uma Procissão da Água, saindo da Igreja São José até as margens do rio das Fêmeas. Em Penedo, acontecerá uma Ladainha nas margens do rio.

Assessoria de Comunicação