Um grupo de moradores do município de Conselheiro Lafaiete, localizado na região sudeste do estado de Minas Gerais, no Alto São Francisco, recebeu no último sábado (09.03), informações acerca do projeto hidroambiental de iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, a ser implementado na sub-bacia do rio Bananeiras, afluente do Velho Chico e principal abastecedor de água da localidade.
Custeado com recursos da arrecadação pela cobrança do uso da água na bacia do São Francisco, o projeto foi apresentado de forma detalhada pelo assessor técnico da agência de bacia do Comitê, a AGB Peixe Vivo, Thiago Campos, que explicou os objetivos e os serviços programados para a fase de execução das obras. “Este projeto será totalmente de cunho ambiental, visando a preservação e conservação do rio Bananeiras”, afirmou.
Orçado em R$480 mil reais, o projeto prevê o aumento da quantidade e qualidade da água na região, a partir da construção de barraginhas, para captação da água da chuva; do cercamento de nascentes, no intuito de evitar o assoreamento; além do trabalho de mobilização social e educação ambiental junto às comunidades envolvidas. A previsão é que as obras durem cerca de seis meses.
Segundo o diretor da Associação Regional de Proteção Ambiental – Arpa, Marco Antônio Silva, a realização desse projeto é “a concretização de um anseio antigo”. “Nós moradores temos um carinho muito especial por esse rio, que por muito tempo ficou esquecido”, completou.
Ao final do encontro – que contou com a presença de estudantes universitários, representantes do Corpo de Bombeiros e lideranças de associações locais – os participantes assinaram uma ata, confirmando a viabilização do projeto para a região. “Ações desse tipo são muito bem vindas. Sabemos que as questões ambientais não são fáceis, entretanto, estamos à disposição para ajudar”, afirmou Leandro Magno da Silva, professor universitário e representante da Associação Comunitária Rio Bananeiras.
De acordo com a AGB Peixe Vivo, entidade responsável pelo processo licitatório, o edital público para contratação da empresa que executará o projeto será lançado ainda neste mês de março. Atualmente o Comitê do São Francisco está executando cinco projetos na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais, e outros dois estão em fase de licitação pública. Todos os recursos são provenientes da cobrança pelo uso da água.