Comunidade de Rio das Rãs comemora entrega de obras

05/10/2015 - 11:22

Cerca de 300 famílias quilombolas comemoraram neste sábado, dia 3 de outubro, a entrega das obras de recuperação hidroambiental realizadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF em atendimento às demandas levantadas pela comunidade de Rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. No total, foram investidos mais de R$ 628 mil na bacia do rio das Rãs, em obras de requalificação. As obras incluíram a construção de 235 barraginhas, cerca de 20km de faixas de rolamento e 48 paliçadas (para conter a erosão nas voçorocas), além de cercamento de nascentes e áreas de proteção e implantação de 136 lombadas para desvios de águas das estradas.
“O projeto nasceu da necessidade de reverter a degradação do rio. E cabe a nós, agora, manter tudo que foi realizado. Nós somos quilombolas e preservar a natureza faz parte da nossa identidade”, conclamou Ilane Arcanjo Teixeira, moradora local contratada pela LocalMaq, empresa executora das obras. Além dela, que atuou nas reuniões de mobilização comunitária, foram contratados outros 30 trabalhadores da própria localidade. “As reuniões serviram para conscientizar a comunidade da importância da obra e ouvir suas contribuições e prioridades”, explicou Ilane. Os moradores também elogiaram os técnicos da empresa, que durante dez meses conviveram na comunidade.
O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, convocou os moradores a colaborar com a manutenção das intervenções para garantir bons resultados. “Deixa chover para vocês verem como esse rio vai ficar uma maravilha, com suas matas florescendo, suas nascentes preservadas brotando. É claro que uma degradação que levou anos não se resolve com apenas um projeto. Mas os resultados já serão sentidos”, destacou o coordenador, fazendo comparativo com outras obras realizadas pelo CBHSF que já promoveram mudanças significativas em rios da bacia.
Na oportunidade, lideranças comunitárias visitaram as obras juntamente com o coordenador Claudio Pereira, técnicos da LocalMaq e da empresa de fiscalização, Irriplan Engenharia.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF