Comitê recebe propostas para apoio cultural

26/08/2015 - 14:45

A Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco tem recebido diversas solicitações de apoio cultural para atividades a serem executadas na região e que venham a ser financiadas com recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Durante reunião ordinária do grupo, realizada em meados de julho, em Aracaju (SE), um produtor cultural, uma poetisa e a Promotoria da área ambiental do Ministério Público de Sergipe apresentaram propostas de atividades.
O coordenador da CCR do Baixo São Francisco, Melchior Carlos do Nascimento, acolheu as propostas apresentadas e dará o devido encaminhamento. A homologação caberá à Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê, conforme afirma o presidente do colegiado, Anivaldo Miranda. A diretoria tem reunião marcada para a primeira semana de agosto, em Maceió (AL).
As propostas para apoio cultural podem ser apresentadas por entidades às Câmaras Consultivas Regionais. Segundo informa a diretora de Integração da agência delegatária do Comitê (AGB Peixe Vivo), Ana Cristina Silveira, o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) em vigor não dispõe de rubrica específica para esse fim. Mas ela anuncia que, em novembro próximo, “deveremos aprovar o novo PAP para 2016, no qual deverá ser incluída essa rubrica específica”.
Projetos apresentados
A promotora sergipana Allana Rachel Monteiro Batista Soares Costa defendeu perante os membros da CCR o projeto “Nascentes do São Francisco”. A iniciativa tem o objetivo de compensar proprietários de áreas nas quais estejam identificadas nascentes que possam lançar água de boa qualidade em afluentes do São Francisco. O projeto concebido em parceria com prefeituras sergipanas foi o melhor aceito no município de Canindé de São Francisco. “Trata-se de um incentivo ao que chamamos de produtor de água”, explicou a promotora, quejustificou que ainda não é possível estabelecer o valor ideal do apoio a ser solicitado ao Comitê porque está na dependência de outros estudos em andamento junto a algumasprefeituras sergipanas.
A finalidade de Allana Raquel é aplicar em Sergipe o que já acontece em outros estados brasileiros, nos quais os produtores de água são estimulados pelo poder público a manter vivas e em condições de consumo as nascentes de rios.
CINEMA
O produtor cinematográfico Sérgio Onofre, da UniversidadeFederal de Alagoas (Ufal), apresentou a solicitação de apoio ao projeto cuja finalidade é retomar o Festival Universitário de Cinema de Penedo.
O valor solicitado é de R$ 124 mil. Os recursos, segundo ele, serão utilizados para estimular aprodução de curtas, tendo sempre como temática principal as questões do Velho Chico. Segundo Sérgio Onofre, outras parcerias estão sendo buscadas, mas coloca como “fundamental” o apoio do Comitê.
Outro produto apresentado na reunião da CCR foi o do patrocínio ao projeto para elaboração do livro “Pescadores do S. Francisco”. A autora da proposta, Cristina Santana Vilar, está na fase de pesquisa, coletando entrevistas com pescadores, quilombolas, entre outras comunidades ligadas à vida do rio para, só depois, colocar no papel aquilo que ela identificar como importante para relatar a realidade dos pescadores e suas ligações com o Velho Chico.
*Esta matéria foi veiculada no Jornal Notícias do São Francisco nº 33. Para ler o jornal completo, acesse.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF