O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, encerrará, nos dias 4 e 5 de abril, duas obras hidroambientais executadas com recursos da cobrança pelo uso da água. As intervenções, que ocorreram no oeste da Bahia, priorizam o aumento da qualidade e quantidade de água dos rios Boa Sorte, em Catolândia, e São Desidério, que leva o nome da cidade.
Com isso, o CBHSF chega a 33 obras hidroambientais finalizadas ao longo da bacia do São Francisco, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Os trabalhos envolveram o cercamento de margens e nascentes, evitando o pisoteio de animais; a inclusão de paliçadas e curvas de nível, com vistas a conter o aumento erosivo; a adequação de estradas vicinais, para facilitar o acesso da comunidade local; além da educação ambiental e mobilização social em torno da população ribeirinha. Os serviços foram cumpridos pela empresa Neogeo Geotecnologia Ltda, com sede em Belo Horizonte (MG), ao longo de 12 meses.
Seminário final
Um seminário oficializando a entrega das obras será promovido nas cidades baianas com as populações envolvidas em ambos os projetos. O objetivo é destacar os trabalhos realizados, assim como ouvir sobre possíveis melhorias nas localidades. O local e horário podem ser conferidos nos convites abaixo.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF