O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizaram uma importante reunião de alinhamento estratégico, marcando um novo ciclo de ações conjuntas e busca por parceiros para projetos cruciais na região.
O encontro, descrito como “fundamental” pelo presidente do Comitê, Cláudio Ademar, teve como foco principal as estratégias em torno dos projetos do Fundo Eletrobras, agora AXIA Energia, e outras iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável e a recuperação ambiental do Velho Chico.
A reunião contou com a presença do presidente do Comitê, Cláudio Ademar, do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, e uma comitiva de peso do MMA, reforçando o status do Ministério como parceiro de “primeira hora” do Comitê, representada por Anna Flávia de Senna Franco, secretária-executiva adjunta do MMA, Iara Bueno Giacomini, diretora de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Acesso à Água e Uso Múltiplo dos Recursos Hídricos, e Alexandre Resende Tofeti, coordenador-geral de Gestão de Bacias Hidrográficas.
O objetivo central foi o planejamento de ações conjuntas para potencializar a execução das políticas do CBHSF e buscar novas fontes de financiamento e apoio institucional.

Foco na desertificação e parcerias estratégicas
Reforçando a sinergia entre as instituições com a participação ativa dos técnicos do MMA em fóruns multissetoriais, o coordenador-geral Alexandre Toffeti, tem sido um elo fundamental, participando de reuniões na Casa Civil, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com isso, os temas centrais da pauta estratégica englobam as principais questões ambientais e socioeconômicas do São Francisco como Combate à Desertificação: prioridade na região, especialmente nas áreas mais vulneráveis; Recuperação de Mata Ciliar: ações essenciais para a saúde hídrica da bacia e Crédito de Carbono: estratégia inovadora que será desenvolvida em parceria com o BNDES para buscar sustentabilidade financeira em projetos ambientais.
O Comitê e o MMA definem, assim, uma rota estratégica para transformar o planejamento em ações concretas, articulando recursos e políticas em todas as esferas de governo e desenvolvimento.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: MMA