Comitê do São Francisco leva urgências de uma das maiores bacias do Brasil à COP30

11/11/2025 - 10:04

A 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que marca os dez anos do Acordo de Paris, teve seu início oficial nesta segunda-feira (10) com a presença do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com apoio da Agência Peixe Vivo. O Comitê montou um estande estratégico na Green Zone para apresentar o trabalho de gestão da água e as urgentes questões climáticas enfrentadas pela Bacia do Velho Chico ao público da conferência mundial.


O espaço do CBHSF conta com uma programação diversificada, incluindo palestras e rodas de conversa visando integrar a pauta da Bacia com o debate global sobre o clima. Um dos momentos centrais do primeiro dia foi a palestra ministrada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) sobre a “Adaptação à mudança do clima no Plano da Bacia do São Francisco: o uso do Water Resilience Tracker”.

A sessão abordou os impactos da mudança do clima no Rio São Francisco e as estratégias para construir um projeto robusto de resiliência e preparação contra esses efeitos. A Superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA, Ana Paula Fioreze, destacou a parceria com o CBHSF, anunciando a implementação do “rastreador da água no clima” junto ao Comitê. O objetivo é integrar essa ferramenta na construção de um Plano Integrado de Recursos Hídricos na Bacia, que contemple a preparação para os impactos climáticos futuros. “Esse espaço permitiu que a gente fizesse os diálogos necessários para começar essa iniciativa que vai se estender agora pelos próximos meses, pelos próximos anos”, afirmou Fioreze.

Reforçando a relevância do Velho Chico no cenário global

O presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, reforçou a importância da presença do Comitê na Conferência Mundial. “Hoje tivemos um momento importante no nosso estande que foi o debate sobre a adaptação e mudança climática no plano de Bacia do São Francisco com a presença da Agência Nacional de Águas e outros parceiros”, avaliou.

Ele ressaltou que o estande do CBHSF tem sido bastante visitado e elogiado, proporcionando “oportunidade de integração com outras organizações” e troca de experiências. A expectativa é de que, ao final da COP30, o Comitê colha “bons resultados para a Bacia do São Francisco”. A agenda do CBHSF segue durante as duas semanas de Conferência, com a participação ainda do vice-presidente, Altino Rodrigues, da secretária executiva, Rosa Cecília, dos membros Ednaldo Campos, dos coordenadores da CCR Submédio, Elias Silva, CCR Baixo, Maciel Oliveira, CCR Médio, Cláudio Pereira, o secretário da CCR Alto, José Valter Alve, além do ex-secretário executivo do CBHSF, Almacks Luiz Carneiro da Silva.

Também participam do evento a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur e a equipe técnica da APV, Manoel Vieira e Sâmela Bittencourt, além do presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco e o diretor da Tanto Expresso, empresa responsável pela assessoria de comunicação do CBHSF, Paulo Vilela.


Veja mais fotos:


Alinhamento com os Eixos da COP30

A participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na COP30 se alinha diretamente com a tônica do evento. O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, apontou três eixos de ações que orientam as negociações, sendo um deles colocar as pessoas no centro das decisões sobre o clima. A gestão participativa e o foco na adaptação do CBHSF ecoam essa prioridade.

O primeiro dia da COP30 também destacou a importância da adaptação e tecnologia, com o lançamento de novas ferramentas e modelos de financiamento para transformar planos de adaptação em projetos viáveis. A iniciativa da ANA de implantar o “rastreador da água no clima” em parceria com o CBHSF na Bacia do São Francisco é um exemplo prático de como inovação e adaptação caminham juntas para proteger regiões vulneráveis no Brasil.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: João Alves