A Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão da Agência Nacional de Águas (CAV/ANA) estabeleceu a pontuação 9.1 para a AGB Peixe Vivo no que se refere ao desempenho de suas atividades institucionais no ano de 2015 como agência delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A nota foi divulgada nesta terça-feira (23.02), em Brasília, na presença das instituições envolvidas no processo.
Apesar dos nove décimos descontados pela Comissão, a média final considerada pelos especialistas foi 10, uma vez que eles seguiram critérios já previstos no atual contrato de gestão. O relatório técnico – que é publicitado anualmente – teve como base a avaliação de cinco indicadores, sendo quatro deles com metas 100% atingidas pela delegatária e um “parcialmente”, que diz respeito a disponibilização online de informações dos recursos que podem ser acessados para aplicação na bacia.
Os outros objetivos estão relacionados ao acompanhamento das ações executadas com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia; o desembolso da aplicação destes recursos; o gerenciamento interno, diretamente ligado ao atendimento dos usuários da bacia, que já ultrapassam os 1.600 pagantes; além do reconhecimento social da própria AGB Peixe Vivo com estes usuários. Desde 2010, ano em que foi implantada a cobrança pelo uso da água, foram aplicados em ações ambientais que buscam a melhoria da bacia do São Francisco cerca de R$ 63,3 milhões.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF