
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou ontem, em Brasília, uma coletiva de imprensa para o lançamento da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, que neste ano traz como tema “Um grito pelo Velho Chico. Unidos pelo rio da integração”.
A coletiva contou com a presença de jornalistas de veículos de peso de toda a bacia hidrográfica do São Francisco, reforçando a importância da mobilização em defesa do rio. O evento também foi espaço para denunciar o corte de 33% nos recursos da cobrança pelo uso da água, medida aprovada na LOA 2025, que ameaça diretamente ações estratégicas conduzidas pelo Comitê.
Estiveram presentes membros da Diretoria Colegiada do CBHSF, da Agência Peixe Vivo e da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ASÁguas), que reforçaram a necessidade de articulação ampla para garantir a recomposição orçamentária e a continuidade da gestão participativa das águas.
Confira fotos da Coletiva:
O evento da campanha será realizado no próximo dia 03 de junho, data em que se celebra o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na Universidade de Brasília (UnB), reunindo autoridades, movimentos sociais e a sociedade civil para um grande ato simbólico em defesa do Velho Chico.
Veja a repercussão:
- 12ª Campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” é lançada em Brasília
- Corte de R$ 15 mi ameaça projetos de revitalização do Velho Chico
- 12ª edição da campanha ‘Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico’ é lançada
- Presidente do CBHSF denuncia cortes no orçamento da ANA em entrevista a Penedo FM
- CBHSF realiza coletiva contra cortes no orçamento da ANA e alerta para prejuízos na gestão da Bacia do São Francisco
- Campanha busca mobilizar a população sobre a preservação do Rio São Francisco
- Secretário do CBHSF alerta para riscos da privatização da transposição e cortes no orçamento: “O São Francisco não está à venda”
- Campanha busca mobilizar a população sobre a preservação do Rio São Francisco
- Campanha em defesa da preservação do Rio São Francisco é lançada em Brasília
- CBHSF lança 12ª edição da campanha ‘Eu viro Carranca pra Defender o Velho Chico’
- Velho Chico sem água e, agora, sem orçamento
- Um grito pelo Velho Chico: comitê denuncia Governo Federal por “apropriação” de R$ 15 milhões que seriam investidos na preservação do rio
Assista à Coletiva na íntegra!
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Cristiano Costa