Codevasf explica projetos do Corredor Multimodal

09/12/2013 - 15:34

Durante as atividades do último dia da XXIV Plenária Ordinária do CBHSF, que ocorreu entre 05 e 06 de dezembro em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife (PE), a Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf fez uma apresentação, por meio do seu representante Athadeu Ferreira, sobre as propostas da instituição em viabilizar os projetos do Corredor Multimodal e do novo canal da transposição do rio São Francisco, denominado Eixo Oeste.
O primeiro projeto, segundo o técnico do órgão federal, pretende promover um corredor integrado de transporte tendo com eixo principal as estruturas hidroviárias, rodoviária, ferroviária e portuária do rio São Francisco, voltado para o escoamento da produção na área de abrangência da bacia. Segundo ele, os “estudos já estão bem avançados em toda a bacia, delimitando cidades estratégicas para a implantação de terminais hidroviários, a exemplo de Pirapora (MG), Carinhanha (BA), Remanso (BA), Bom Jesus da Lapa (BA) e Barra (BA)”.
Com relação ao canal Oeste, Ferreira, que é membro do CBHSF, fez uma primeira explanação ao colegiado sobre o viés do projeto. “O projeto terá 450 quilômetros de extensão e levará água a 600 mil habitantes de mais de 20 municípios do estado do Piauí, contemplando as bacias do Carindé e Piauí”, explicou. O objetivo do governo federal, de acordo com ele, “é lançar o edital de estudo de viabilidade técnica, econômica e social até final de dezembro de 2013”.
Neste ano, a Codevasf já autorizou o estudo técnico do Eixo Sul, canal da transposição que beneficiará municípios da Bahia, e do Canal de Xingó, para levar as águas do São Francisco a cidades de Sergipe. Além desses dois, outros dois canais já se encontram em execução desde 2007. Os Eixos Norte e Leste contemplarão os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco com as águas do Velho Chico.
Assessoria de Comunicação do CBHSF