Circuito Penedo de Cinema começa com homenagem do CBHSF ao ator Marcos Palmeira e exibição do longa-metragem: Turma da Mônica – Laços

26/11/2019 - 20:46

Uma segunda-feira movimentada, diferente e alegre na Praça 12 de Abril, no Centro Histórico de Penedo (AL). O Circuito Penedo de Cinema teve sua abertura realizada na noite de 25 de novembro, em uma grande sala de exibições que foi montada quase às margens do rio São Francisco.

A abertura teve a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, de representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, do organizador do Circuito, Sérgio Onofre, bem como do representante da Secretaria de Cultura de Alagoas, Paulo Poeta.

O público, que lotou a sala de exibições,contava com uma maioria de crianças ansiosas para assistir ao longa-metragem ‘Turma da Mônica – Laços’. Após a exibição do filme, os atores Giulia Benite (Mônica) e Kevin Vechiatto (Cebolinha) responderam a perguntas do público. As perguntas eram as mais variadas e como toda criança alguns dos questionamentos estavam mais para curiosidades a respeito dos personagens.

Anna Júlia, de 10 anos, disse que gosta muito da Turma da Mônica e adorou conhecer os personagens. “Fiquei bem feliz em conhecer os dois e assistir ao filme aqui em Penedo”.

Depois do momento de bate-papo entre as crianças e os atores que representaram os personagens Mônica e Cebolinha, aconteceu um dos momentos mais importantes do Circuito Penedo de Cinema.Anivaldo Miranda entregou ao ator Marcos Palmeira a medalha Velho Chico por sua contribuição com a sustentabilidade. “Marcos Palmeira fundiu o destino dele com a saga que é o rio São Francisco e mostra o compromisso em suas ações com o meio ambiente. Ele associa seu engajamento com a cultura e o meio ambiente, e nós precisamos de pessoas comprometidas com essa temática. Ficamos muito felizes por saber que temos você ao nosso lado nessa luta”, pontuou.

Miranda acrescentou que o Circuito Penedo de Cinema é importantíssimo e tem ligação com as ações do Comitê, pois envolve a temática da cultura e do meio ambiente com a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que está em sua 6ª edição. “Sem cultura o povo não tem memória e essas parcerias são imprescindíveis para preservar e salvar o rio São Francisco”.

Segundo o ator homenageado, Marcos Palmeira, há uma tentativa diária de buscar colocar na mente das pessoas a ideia da preservação ambiental. “Defender a natureza é algo que me mobiliza. É importante que vocês crianças entendam toda a questão do meio ambiente e ajudem a preservar. Agradeço a vocês essa linda homenagem”.


Veja as fotos da cerimônia de abertura:


Sérgio Onofre, coordenador-geral do Circuito, fez uso da palavra para agradecer aoComitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e aos demais parceiros que apoiaram mais essa edição deste grande evento. Ele agradeceu também ao público. “Estou muito feliz de ter vocês aqui. A partir de agora teremos cinema para vários públicos, inclusive infantil. Aguardamos vocês”.

Onofre acrescentou que este ano foi bem difícil a realização do evento, mas com muita luta e apoio conseguiu. “Considero que este ano de 2019 foi difícil para as universidades e para a cultura com o contingenciamento de recursos, mas é preciso reafirmar que cultura se faz com resistência”, declarou sob forte emoção.

A partir desta terça-feira (26) acontecem oficinas, mostra de cinema infantil e a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que será na sala de exibições situada na Praça 12 de Abril. Logo em seguida vai ocorrer a conferência “Os Desafios e Possibilidades do Audiovisual na Era da Comunicação Digital, na Casa da Aposentadoria. Pela noite acontecerá a Mostra Competitiva – Festival de Cinema Universitário de Alagoas, a Mostra de longa-metragem: Los Silencio e a programação cultural.

Com a participação e o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental tem como principal objetivo promover a reflexão sobre questões ambientais e incentivar o público a agir em prol da preservação do meio ambiente.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento 
*Fotos: Edson Oliveira, Azael Gois e divulgação