Chapa Movimento Comitê Vivo realiza reunião durante o XXI Encob

21/10/2019 - 20:46

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, conduziu, na tarde desta segunda-feira (21), uma reunião do Movimento Comitê Vivo, chapa alternativa lançada por ocasião das eleições para coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). A reunião foi realizada durante o XXI Encob, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo foi a indicação de nomes para compor a chapa, entre os quais a presidente do CBH do Rio Pitimbú, no Rio Grande do Norte, Rose Dantas, e o presidente do CBH Paraopeba, Winston Caetano, o Tito.


De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, “resolvemos construir uma chapa alternativa, mas de baixo para cima. Criamos um movimento, lançamos um manifesto, apresentamos nossas propostas. É uma batalha pelo fortalecimento dos Comitês, e não pelo poder”. Ainda segundo Anivaldo, o formato atual do FNCBH é contraproducente. “As grandes temáticas, como os rompimentos de barragens, os incêndios na Floresta Amazônica e a degradação do Cerrado, o aparecimento das manchas de óleo na costa do litoral nordestino, sempre ficam de fora das discussões do Fórum. Este Fórum não pode ficar sob a égide dos patrocinadores. Este fórum é dos Comitês”, enfatizou Anivaldo.

A chapa propõe ainda a criação de coordenadores regionais nas cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), formando a diretoria colegiada do Fórum.

O Movimento Comitê Vivo propõe mudanças significativas ao FNCBH, em quatro frentes principais: o fortalecimento institucional e o empoderamento dos CBHs; o fortalecimento e dinamização do Fórum Nacional, do Encob e dos Fóruns Estaduais de CBHs; desenvolvimento de uma política de relações institucionais para os CBHs brasileiros; e ação permanente em defesa e ampliação das políticas dos recursos hídricos e do meio ambiente que há mais de meio século estão sendo construídas no Brasil.


Veja as fotos da reunião:


Amanhã (22), haverá outra reunião para indicação do terceiro nome que comporá a chapa.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Almacks Luiz, Mariana Martins e Paulo Vilela