Em reunião realizada na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, na ultima quinta-feira (14.11), em Barreiras, no oeste baiano, a Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco definiu sua linha de atuação para 2014. Essa foi a primeira reunião ordinária da CCR na nova gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Para o coordenador da Câmara, Cláudio Pereira, “esse momento é importante porque é a partir de agora é que se começa a desenhar a tarefa de casa para mais um ano de lutas”.
Embora as datas das atividades do plano de trabalho não tenham sido ainda fechadas, já há indicativo de encontros e reuniões mensais que visam maior integração com os comitês de bacias hidrográficas de afluentes do Velho Chico e a socialização de problemas acerca dos impactos ambientais no rio São Francisco.
Na programação, que ainda está sujeita à modificação, o planejamento fica da seguinte forma: próxima reunião ordinária da CCR em janeiro; reunião com o CBH Grande, em fevereiro; reunião com o CBH Verde e Jacaré, em março; reunião ordinária da CCR, em abril; reunião com o CBH Corrente, em maio; reunião com o CBH Paramirim e Santo Onofre, em junho; reunião ordinária da CCR com visitação a projetos hidroambientais, em julho; reunião com instituições que integram a CCR, em agosto; criação de uma agenda de representação da Câmara, em setembro; reunião ordinária da CCR, com visitação a projetos hidroambientais, em outubro; seminário para tratar sobre comunidades e povos quilombolas, em novembro; e reunião com instituições que representam a CCR, em dezembro.
A ideia, proposta pelo coordenador da CCR e unanimemente abraçada pelos presentes, é de que as quatro reuniões ordinárias da Câmara sejam sempre itinerantes, possibilitando aos membros conhecerem outras realidades e trocarem experiências. Outra proposta é que, em cada reunião com os CBHS afluentes, haja visitação às obras de recuperação hidroambiental promovidas pelo CBHSF. Nesse sentido, Claudio Pereira contextualizou sobre o andamento dos projetos hidroambientais na região do Médio e salientou a importância de todos os integrantes visitarem a ultima obra entregue, o que ocorreu no dia 13 de novembro, em São Desidério(BA).
A reunião tratou sobre diversos assuntos de interesse da Câmara. Uma das questões foi a possibilidade de a CCR realizar um encontro para tratar sobre a extração de gás natural e petróleo na região. Essa demanda será discutida novamente em reuniões seguintes.
Além do coordenador da Câmara, estiveram presentes os membros titulares do CBHSF Demósthenes Junior, secretário de Meio Ambiente de São Desiderio (BA); e Ednaldo de Castro Campos, presidente do CBH Verde e Jacaré; além da representante da agência delegatária do comitê do São Francisco (Peixe Vivo), Solange Evangelista. Houve ainda a presença de instituições e organizações como Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema; organização 10envolvimento; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-MST; Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba; Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – Sema; organização Marilene Z. Zanella
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF