CCR do Submédio discute sobre vazões em reunião na cidade de Flores

20/06/2013 - 12:04

A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco realizou nesta terça-feira (19.06) uma reunião ordinária no município de Flores, em Pernambuco. Dentre os assuntos abordados ficou em evidência a redução de vazões no rio São Francisco. O evento foi coordenado pela secretária da CCR, Ana Paula Farias, que focou os impactos ambientais já causados pela medida: “A gente tem que se preocupar com a questão da redução de vazões porque ela atinge principalmente a nossa região. Se formos ver, até os peixes nativos estão sumindo”, disse.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf esteve representada na reunião pelo engenheiro de Pesca Tiago Aragão, para quem a redução do volume de água nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (SE), segundo estudos realizados pela instituição, não alteram a qualidade da água e nem provocam o aumento da cunha salina. De acordo com o engenheiro, os estudos que avaliam a qualidade da água e sua salinidade – que antes eram feitos bimestral e semestralmente, respectivamente – passaram a ser realizados todos os meses como forma de averiguar qualquer tipo de impacto. “Até agora, já vimos que não há problemas”, assegurou.
Outro assunto abordado durante o encontro diz respeito às condições de navegabilidade no São Francisco. O representante da Associação dos Proprietários e Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro, Israel Cardoso, expressou sua preocupação com os possíveis impactos nesta área por força das vazões reduzidas. “É preocupante a gente colocar uma embarcação no rio sem saber o que pode acontecer”, observou.
Além da redução de vazões, temas como parques eólicos, processo eleitoral e a situação dos projetos hidroambientais promovidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – CBHSF foram debatidos durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugenio Spengler. Uma nova reunião da CCR do Submédio São Francisco está agendada para os dias 18 e 19 de julho em Miguel Calmon (BA).
A reunião em Flores contou com aproximadamente 40 participantes, entre eles os seguintes membros do CBHSF: Avani Torres, vice presidente do colegiado; Ana Paula Farias Castro, secretária da CCR do Submédio; Cássio Domingues dos Santos Pinheiro, da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa; João Batista Silva, da Associação dos Produtores Rurais Irrigantes do Vale de Moxotó; Israel Cardoso, da Associação dos Proprietários e Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro; Domingos Márcio Matos, da Colônia de Pescadores de Juazeiro; Johann Gnadllinger, do Instituto Regional de Pequena Agropecuária Apropriada; Almacks Luiz Silva, do CBH Salitre; José Liberato de Oliveira, da Associação dos Geólogos de Pernambuco; Marcelo Asfora, da Agência Pernambucana de Águas e Clima; e Zuleide Monteiro, da AGB Peixe Vivo.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF