CCR Baixo SF realiza reunião de balanço dos projetos e ações da atual gestão

29/08/2025 - 16:58

No dia 26 de agosto foi realizada, em Maceió (AL), a reunião ordinária da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo). O encontro contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira.


Após a aprovação da ata da última reunião, foram repassados informes sobre o apoio do Comitê aos eventos ligados ao Rio São Francisco, como é o caso do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Maciel Oliveira pontuou sobre a importância de o Comitê estar inserido nos debates. “No ENCOB precisamos discutir, ou seja, conversar com os comitês afluentes e eles precisam entender que é a água do São Francisco lá. É uma bacia estendida e se faz necessário manter a coerência nos trabalhos. Precisamos pensar futuramente como discutir com as bacias receptoras, pois agora fazem parte da família do São Francisco”, disse. Durante o Encob, será realizada uma reunião com os Comitês de Afluentes.

Anivaldo Miranda, coordenador da CCR Baixo, cobrou mais firmeza do Comitê na execução de suas ações: “Falar de gestão de recursos hídricos sem implementar um trabalho eficiente não dá certo. É dever nosso pensar nas questões ligadas a gestão de recursos hídricos”.

Na ocasião, foi apresentado o relatório final do Conflito de Uso CBHSF nº 01/2024. Marcelo Ribeiro, coordenador da Comissão Processante, que já havia apresentado o relatório recentemente na Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBHSF, fez a leitura do conteúdo que foi aprovado após alguns ajustes e será levado a 50ª Reunião Plenária Extraordinária em 16 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Outro ponto de pauta foi a apresentação do resultado do laudo pericial relacionado ao ocorrido em março de 2024 em um dos tanques-pulmão construídos na cidade de Piaçabuçu (AL), com o objetivo de ajudar na dessalinização das águas que abastecem a população. O coordenador de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Lana, contextualizou o assunto e apresentou os resultados do laudo pericial. A partir disso, serão elaboraradas estratégias para tratar dos próximos passos. O engenheiro civil da Sigma Engenharia, responsável pela perícia, Luciano Mendes, apresentou em detalhes todo laudo pericial feito no local onde ocorreu o rompimento no ano passado. “É preciso acompanhar passo a passo esse caso do Tanque Pulmão, fazer novas avaliações, mas é necessário que todos estejam juntos, como CASAL, a prefeitura de Piaçabuçu e outros entes para garantir a segurança de toda comunidade”, disse Anivaldo Miranda.


Veja mais fotos:


Durante a reunião, representantes da CONASA Águas do Sertão apresentaram as ações realizadas pelo Projeto Sementes do Futuro, em Santana do Ipanema (AL). Ermi Ferrari, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, e Ana Carolina Cavalcante, analista ambiental, ambos da CONASA, mostraram para os membros da CCR Baixo SF o andamento do viveiro florestal instalado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sementeira, que produz mudas de espécies da Caatinga. O viveiro utiliza efluente tratado, contribui para a sustentabilidade ambiental da região e fortalece o reflorestamento da bacia do São Francisco.

Rosa Cecília, secretária do Baixo São Francisco do CBHSF, disse que a partir desse projeto pode ser implementada a educação ambiental. “Os exemplos positivos devem ser levados adiante e devem dar visibilidade ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”. Melchior Nascimento, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro do CBHSF, mencionou que o Projeto Sementes do Futuro é o primeiro passo para trazer melhorias no que se refere à recuperação de áreas degradadas, reserva legal, APPs.

A gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Jacqueline Fonseca, apresentou ponto a ponto o status dos projetos em andamento na região do Baixo São Francisco. De forma detalhada, ela falou da execução de obras e serviços necessários para a reforma e adequação da central de triagem de materiais recicláveis e unidade de transbordo de rejeitos urbanos de Propriá (SE), da elaboração dos projetos básico e executivo para galpões de triagem e pátios de compostagem – CONBASF, da execução de soluções individuais de tratamento de efluentes domésticos nos municípios de Traipu (AL), Santana do Ipanema (AL) e Pedro Alexandre (BA), da execução de obras e serviços para a interligação da rede de esgoto sanitário do Centro Histórico de Penedo (AL) com a ETE existente, além dos projetos individuais por propriedade do Programa de Proteção, Conservação e Recuperação Ambiental em microbacias do Rio São Francisco – Submédio SF e Baixo SF.

Para finalizar, Jacqueline Fonseca trouxe o balanço da gestão 2021/2025 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que foi avaliado por todos os membros que integram a CCR Baixo SF.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento